![PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Obras Nos Bairros Fião E Cristo Rei Seguem Avançando](https://semae.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/WhatsApp-Image-2023-03-01-at-15.14.45.jpeg)
PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Obras nos bairros Fião e Cristo Rei seguem avançando
![](https://www.semae.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/WhatsApp-Image-2023-03-01-at-15.14.45-240x300.jpeg)
Atualmente, a equipe do Semae está concluindo a extensão de redes no passeio público. Quanto a possíveis alterações no trânsito, Jones dos Santos esclarece: “no momento não estão previstos desvios ou interrupções maiores que 30 minutos em nenhuma rua”. As obras seguem o método não destrutivo (MND), técnica que possibilita a passagem de tubulações de distribuição de água sem a abertura de valas, tornando a obra mais econômica e com menos transtornos à população. O material utilizado é o polietileno de alta qualidade (PEAD), que possui tecnologia atual, alta durabilidade e resistência mecânica. Com isso, é possibilitada uma redução de rompimentos e vazamentos na rede.
Com recursos próprios da autarquia, as obras nos bairros Fião e Cristo Rei contam com investimento de R$ 4 milhões e possuem previsão de conclusão ainda no início de 2024. Já no Centro, foram mais de R$ 20 milhões investidos. O objetivo da autarquia é realizar a troca de toda a rede antiga do município até o próximo ano.