skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Obras Nos Bairros Fião E Cristo Rei Seguem Avançando

PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Obras nos bairros Fião e Cristo Rei seguem avançando

Iniciadas em outubro de 2022, as obras do programa de Substituição de Redes nos bairros Fião e Cristo Rei estão 35% concluídas, segundo o gerente de Manutenção Hidráulica, Jones dos Santos. A troca tem como objetivo atualizar as redes de distribuição de água em São Leopoldo, priorizando os locais que possuem as estruturas mais antigas, pois estas apresentam mais perda de água e menor pressão. O Centro, que já passou por obras do programa, possuía as tubulações mais antigas do município, seguido pelo Fião e Cristo Rei.

Atualmente, a equipe do Semae está concluindo a extensão de redes no passeio público. Quanto a possíveis alterações no trânsito, Jones dos Santos esclarece: “no momento não estão previstos desvios ou interrupções maiores que 30 minutos em nenhuma rua”. As obras seguem o método não destrutivo (MND), técnica que possibilita a passagem de tubulações de distribuição de água sem a abertura de valas, tornando a obra mais econômica e com menos transtornos à população. O material utilizado é o polietileno de alta qualidade (PEAD), que possui tecnologia atual, alta durabilidade e resistência mecânica. Com isso, é possibilitada uma redução de rompimentos e vazamentos na rede.

Com recursos próprios da autarquia, as obras nos bairros Fião e Cristo Rei contam com investimento de R$ 4 milhões e possuem previsão de conclusão ainda no início de 2024. Já no Centro, foram mais de R$ 20 milhões investidos. O objetivo da autarquia é realizar a troca de toda a rede antiga do município até o próximo ano.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae
Back To Top

Send this to a friend