No Terceiro Dia Da Semana Da Água, Alunos Visitam Aterro Da CRVR

No terceiro dia da Semana da Água, alunos visitam aterro da CRVR

Na continuidade da Semana da Água – promovida pelo Semae em comemoração ao Dia Interamericano da Água, celebrado no primeiro sábado de outubro –, três turmas de alunos do 6º e 7º anos das escolas municipais Chico Xavier e Paulo Beck, realizaram uma visita ao aterro da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), nesta quinta-feira (27).

A equipe de Educação Ambiental do Semae e os técnicos do local acompanharam os jovens, que puderam assistir a um vídeo e uma palestra informativa sobre o trabalho da CRVR em São Leopoldo, e, após, conheceram as dependências do local, no Arroio da Manteiga.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o caminho dos resíduos gerados nas residências do município, e que a simples atitude de separar adequadamente os materiais recicláveis reduz o volume desses resíduos que são dispostos no aterro visitado, aumentando a sua vida útil, além de contribuir com as cooperativas de reciclagem.

A CRVR vem sendo parceira do Semae nas ações de educação ambiental, em 2016, ajudando a fomentar a importância da preservação e trabalhando com jovens em idade escolar.

A programação da Semana da Água termina na próxima segunda-feira (31), com a visita de duas escolas à Elevatória de Água Bruta (EAB) do Semae, na avenida Imperatriz.

Sobre a CRVR

A Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) é uma empresa, do Grupo Solvi, especializada no tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, que busca ser a melhor empresa e ser referência no seu mercado de atuação, através da implantação de práticas inovadoras, sustentáveis e ambientalmente seguras. A CRVR busca oferecer e operar soluções integradas na área de tratamento de resíduos utilizando tecnologias consagradas e diferenciadas, com pessoal permanentemente qualificado.

Em São Leopoldo, a empresa está instalada desde novembro de 2011, localizada em uma área de 135 hectares na Estrada do Socorro, no Arroio Manteiga. Sessenta destes, são para a destinação de resíduos, sendo o restante, área de preservação, com a manutenção da flora e fauna locais e o plantio de novas mudas de espécies nativas.

Com uma capacidade total de 5 milhões de toneladas e uma vida útil de 20 anos, o empreendimento pode atender à demanda de resíduos gerados na região da Bacia do Rio dos Sinos. Além disso, disponibiliza atividades no segmento de educação ambiental em parceria com ONGs locais, além de escolas, universidades e comunidade em geral.

O complexo da unidade de São Leopoldo da CRVR é composto de instalações administrativas, de apoio técnico, almoxarifado, oficina, refeitórios, vestiários e um futuro Centro de Educação Ambiental.