skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br

ESGOTO / ESTRUTURA DO TRATAMENTO

 

O Semae coleta os esgotos gerados no município e os encaminha às Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), onde são tratados e lançados, dentro dos limites estipulados pela legislação vigente, em corpos receptores. Atualmente, o Semae conta com 5 Sistemas de Esgotamento Sanitário, divididos da seguinte forma:

  • SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO VICENTINA: Atende os bairros Centro, Rio dos Sinos, São Miguel, Vicentina, parte do Morro do Espelho e parte do Fião. É composto por 1 ETE, responsável pelo tratamento, 14 Elevatórias de Esgoto Bruto (EEB), responsáveis pelo transporte dos esgotos até a ETE, e 1 corpo receptor, que transporta o efluente tratado até o Rio dos Sinos.
  1. ETE Vicentina
  2. EEB Padre Orestes
  3. EEB Baviera
  4. EEB Secundária
  5. EEB Principal
  6. EEB Ginásio
  7. EEB São Miguel
  8. EEB Charrua
  9. ERE
  10. EEB Vila Maria
  11. EEB Cerâmica Anita
  12. EEB Paulo Couto
  13. EEB Paim
  14. EEB Viver SL
  15. EEB Vicentina
  16. Arroio João Corrêa

Na ETE Vicentina o tratamento contempla as etapas: Preliminar (gradeamento mecanizado e desarenador longitudinal, para remoção de sólidos grosseiros e finos), Primária (reatores UASB para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos), Secundária (lodo ativado/câmaras tipo Bardenpho para remoção de matéria orgânica, coliformes e nitrogênio) e Terciária (precipitação química e flotação por ar dissolvido para remoção do nutriente fósforo).

 

  • SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO FEITORIA: Atende parte do bairro Feitoria. É composto por 1 ETE, 3 EEB e  1 corpo receptor.
  1. ETE Feitoria
  2. EEB Érico Veríssimo
  3. EEB São Geraldo
  4. EEB Feitoria
  5. Arroio Peão/Palmeira

Na ETE Feitoria o tratamento contempla as etapas: Preliminar (gradeamento manual e desarenador longitudinal, para remoção de sólidos grosseiros e finos), Secundária (lagoa aerada/facultativa e decantador para remoção de matéria orgânica, sólidos suspensos e nitrogênio) e Terciária (banhado construído/wetland para remoção de coliformes, nitrogênio e fósforo).

 

  • SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO TANCREDO NEVES: Atende o Loteamento Tancredo Neves. É composto apenas por 1 ETE, pois os esgotos são transportados por gravidade, e 1 corpo receptor.
  1. ETE Tancredo Neves
  2. Arroio da Manteiga

Na ETE Tancredo Neves o tratamento contempla as etapas: Primária (tanque séptico para remoção de matéria orgânica e sólidos sedimentáveis) e Secundária (filtro anaeróbio para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos).

 

  • SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DISTRITO INDUSTRIAL: Atende o Loteamento Distrito Industrial. É composto por 1 ETE, 1 EEB e 1 corpo receptor.
  1. ETE Distrito Industrial
  2. EEB Distrito Industrial
  3. Arroio da Manteiga

Na ETE Distrito Industrial o tratamento contempla as etapas: Primária (tanques UASB para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos), Secundária (filtros aerados submersos para remoção de matéria orgânica e nitrogênio) e Desinfecção (adição de agente oxidante para remoção de coliformes).

 

  • SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO TARCÍLIO NUNES: Atende o Loteamento PAC Kruse. É composto por 1 ETE, pois os esgotos são transportados por gravidade e 1 corpo receptor.
  1. ETE Tarcílio Nunes
  2. Arroio Kruse

Na ETE Tarcílio Nunes o tratamento contempla as etapas: Primária (tanque séptico para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos) e Secundária (contator biológico rotativo/biodisco para remoção de matéria orgânica e nitrogênio).

 

GLOSSÁRIO:

Câmaras tipo Bardenpho: tipo de lodo ativado não convencional, onde ocorre a remoção completa do elemento Nitrogênio

Contator biológico rotativo: processo de tratamento onde o efluente é degradado a medida que tem contato com biomassa formada sobre uma superfície

Corpos receptores: corpos d’água que recebem o efluente após tratamento nas ETEs

Reatores UASB: tanques onde ocorre o processo biológico de tratamento, através do contato ascendente do efluente com uma manta de lodo e na ausência de oxigênio

Back To Top

Send this to a friend