Troca Das Comportas Das Casas De Bombas Trarão Melhorias Para Os Próximos 10 Anos

Troca das comportas das Casas de Bombas trarão melhorias para os próximos 10 anos

Nesta terça-feira foi dado o início da troca das comportas das Casas de Bombas e o prefeito Ary Vanazzi e o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner, acompanharam a troca da primeira comporta da Casa de Bombas da João Corrêa. Ao todo são 17 equipamentos do sistema de drenagem que serão substituídos ou que passarão por manutenção nas próximas duas semanas. A ação terá um investimento de R$ 233 mil em recursos próprios do Semae. Estiveram presentes acompanhando a ação a vice-prefeita, secretários, vereadores, funcionários da autarquia e moradores da região da Vicentina.
O diretor-geral da autarquia contou que este trabalho iniciou em fevereiro, com a identificação dos problemas das casas. “Nossos mergulhadores especializados realizaram um trabalho que mostrou diversas necessidades de manutenção das casas de bombas, e desde fevereiro viemos trabalhando em ações específicas. Agora com a troca das comportas teremos seguranças de que a água do rio não retornará por 10 anos. Esse fato minimiza muito o problema de enchentes das famílias da Vicentina e Campina, onde ficam as principais casas de bombas”, explica Schwertner, que ainda ressalta que estas comportas são superiores, pois são protegidas da corrosão do esgoto pluvial.
O prefeito Ary Vanazzi lembra que nestes primeiros seis meses de governo foram feitos muitos serviços de melhoria para a população leopoldense, e destaca a limpeza dos valos próximos as Casas de Bombas (desassoreamento), a recuperação de mais de 50% das bombas das Casas de Bombas que estavam em precariedade total em janeiro, e agora a troca das comportas. “São inúmeras ações pensando na população. Estamos em uma fase de ter o sistema funcionando e operando e também fechando um ciclo de exigir do governo federal a manutenção do sistema. Temos que preservar  este momento de ampliação das obras e de sustentabilidade, e retomar o debate sobre a preservação da nossa cidade. Precisamos fazer este debate da importância das Casas de Bombas, mas a população precisa prestar atenção no descarte do lixo, que estraga as bombas, os banhados, o rio”, destaca Vanazzi.

SUBSTITUIÇÃO DAS COMPORTAS DAS CASAS DE BOMBAS DE SÃO LEOPOLDO

JOÃO CORREA – total de 14 comportas, 6 serão substituídas