skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Por Dentro Do Semae | Sistemas De Esgoto Cloacal E Pluvial São Importantes Para A Qualidade De Vida Dos Usuários

Por Dentro do Semae | Sistemas de esgoto cloacal e pluvial são importantes para a qualidade de vida dos usuários

O Semae, pelo sistema de esgotamento sanitário, trata o esgoto cloacal do município em suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A autarquia também é responsável pelo sistema de micro e macrodrenagem, que previne alagamentos no município. De acordo com a diretora de Operação, Viviane Feijó, a eficácia destes sistemas é essencial para evitar transtornos relacionados a alagamentos, entupimentos, extravasamentos e retorno de esgoto nas casas.

A diretora acrescenta que no sistema cloacal são tratados os resíduos líquidos formados pelo consumo da água utilizada em pias, chuveiros e vasos sanitários. “Este efluente é coletado em rede própria, encaminhado às ETEs e passa por diversos procedimentos para tratamento. Em seguida, é conduzido a corpos receptores dentro dos padrões de lançamento”, explica.

Diferente do esgoto cloacal, o pluvial não tem necessidade de tratamento, lembra Viviane. “O esgoto pluvial é proveniente das chuvas, ele é coletado nas bocas de lobo e sarjetas dos bairros, sendo escoado por meio de bueiros e galerias até arroios. Desta forma, é feita a prevenção de alagamentos que seriam causados nos períodos chuvosos”, complementa .

Conforme a servidora, é necessário existir a separação das redes por terem diferentes necessidades. “O esgoto pluvial, quando conduzido às redes cloacais, pode prejudicar o tratamento e causar entupimentos por carregar o lixo descartado de forma irregular. Já o esgoto cloacal, se despejado nas redes pluviais, é levado aos corpos hídricos causando poluição, pois não passará por tratamento, bem como prejudicando a saúde da população que tiver contato com ele”, destaca.

São Leopoldo trata esgoto coletado com separador absoluto em quatro das cinco ETEs do município. Na ETE Feitoria, parte da rede é mista, ou seja, esgoto cloacal e o pluvial são coletados juntos. Para isso, são utilizadas redes apropriadas e manutenção constante para evitar entupimentos e extravasamento. Dessa forma, o Semae preserva os corpos hídricos e a saúde de seus usuários.

[Texto: Amanda Krohn | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 / Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom/Semae]
Back To Top

Send this to a friend