Programação Da Semana Da Água Termina Com Cerca De 400 Participantes

Programação da Semana da Água termina com cerca de 400 participantes

A segunda-feira (31) foi o último dia da programação especial em comemoração do Dia Interamericano da Água, celebrado no primeiro sábado de outubro. E o resultado foi muito positivo. Nos quatro dias de evento, foram cerca de 400 estudantes de escolas de São Leopoldo participando das ações realizadas, como circuito de atividades e visitas técnicas.

A Semana Interamericana da Água foi organizada pelo Semae e teve a parceria de diversas secretarias e órgãos do município, sendo realizada de 25 a 31 de outubro. “Nossa meta foi alcançada. Escolhemos uma abordagem sobre o “Caminho do Saneamento” com os estudantes, porque queríamos promover ainda mais a conscientização sobre os cuidados com a nossa água, além da fauna e flora. E tivemos muitas turmas participando de várias escolas. As faltas foram poucas”, destacou a coordenadora da Educação Ambiental do Semae, Joice Maciel.

Nesta segunda, último dia, foi a vez dos alunos de uma turma do 7º ano da escola José Grimberg, pela manhã, e de 4º e 5º anos da escola Santa Marta, à tarde, realizarem uma visita pelas dependências da Elevatória de Água Bruta (EAB) do Semae – único ponto de captação de água da cidade. A visita teve o acompanhamento da coordenadora da Educação Ambiental, Joice Maciel, da supervisora de Gestão Ambiental do Semae, Laís Moraes – que explicou o funcionamento da captação de água bruta, bem como da importância do arroio Kruze nas instalações da EAB –, além da participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e da empresa Sul Aquática, que faz a limpeza dos crivos das bombas da EAB.

“As visitas foram muito produtivas. Na captação, alguns alunos relataram ser a primeira vez que chegaram próximo do Rio dos Sinos, como os estudantes da Santa Marta, por exemplo. E eles ficaram muito felizes e interessados em aprender mais. É essa interação que buscamos e valorizamos no trabalho de educação ambiental”, sublinhou Joice.

A programação

Terça-feira, 25/10 – A Semana Interamericana da Água do Semae, iniciou com uma solenidade de abertura, seguida de circuito de atividades, com quase 300 crianças de sete escolas e da ONG SOS Criança, em dois turnos, no Largo Rui Porto.

Quarta-feira, 26/10 – Duas escolas puderam visitar a Estação de Tratamento de Água São José (ETA 01), pela manhã e à tarde.

Quinta-feira (27/10) – Visita técnica ao aterro da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), no Arroio da Manteiga, com a participação de turmas de mais duas escolas, também em dois turnos.

Segunda-feira (31/10) – O cronograma se encerra com uma visita técnica à Elevatória de Água Bruta (EAB) do Semae. Duas escolas estiveram no local, de manhã e à tarde. No total, todas as atividades somaram cerca de 400 crianças e adolescentes atingidos.

Saiba Mais

A Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), com apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), e a Associação Caribenha de Água e Águas Residuais (CWWA) instituíram, em 1992, o Dia Interamericano da Água, a ser celebrado sempre no primeiro sábado de outubro. Em termos de Brasil, no Rio Grande do Sul, em 1993, foi celebrado pela primeira vez o Dia Interamericano da Água (DIAA) e, através da iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção Rio Grande do Sul capítulo nacional da AIDIS, em outubro de 1994, foi promovida a 1ª Edição da Semana Interamericana da Água, tendo sempre como referência o primeiro sábado do mês de outubro.

O Dia Interamericano da Água é uma iniciativa regional, e conta também com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Escritório Regional para a América Latina e o Caribe do Programa de Ambiente das Nações Unidas (PNUMA/RPALC).

Atendimento 0800 - Ouvidoria