skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
ESGOTAMENTO SANITÁRIO | Convênio Feito Pelo Semae Vai Gerar Recursos Para A Universalização Do Tratamento Em São Leopoldo

ESGOTAMENTO SANITÁRIO | Convênio feito pelo Semae vai gerar recursos para a universalização do tratamento em São Leopoldo

? Digue Cardoso | Semae

Um contrato de prestação de serviço firmado com a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) vai garantir ao Semae cerca de R$ 1,3 milhão anualmente. O valor deverá ser aplicado no sistema de esgotamento sanitário do município.
O documento assinado estabelece os critérios para que a ETE Feitoria receba diariamente para tratamento final até 107m³ de esgoto oriundo da CRVR.
Segundo o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, o material passará pelo pré-tratamento da Companhia, antes de chegar à ETE. “Os critérios estão especificados em uma Instrução Normativa. Com esta ação o Semae inova mais uma vez, captando recursos para a universalização do tratamento de esgoto na nossa cidade. Assim, reafirmamos nosso compromisso de oferecer mais qualidade de vida e saúde para a população leopoldense a partir dos serviços de saneamento”, comentou.

SAIBA MAIS
Com obras e adequações, a Estação de Tratamento de Esgotos da Feitoria, que atende cerca de 40 mil moradores da região, chega ao final de 2020 em pleno funcionamento e com capacidade para tratar até 80 litros de esgoto por segundo.
Conforme a diretora de Operação da autarquia, Viviane Feijó Machado, recentemente, a geomembrana que impermeabiliza a lagoa da Estação foi recuperada. Os leitos de secagem também foram reformulados. “Fizemos a pavimentação do entorno, permitindo que os caminhões possam acessá-los para despejar materiais e recolher o lodo seco com mais facilidade. As tubulações de descarte do lodo do decantador nos leitos foram totalmente desobstruídas”, explicou.
A ETE Feitoria ainda recebeu melhorias em seu laboratório, com aquisição de equipamentos e móveis novos. Um levantamento topográfico das redes coletoras da Feitoria, da São Geraldo e da Cohab Feitoria atualizou o registro das redes que coletam o esgoto que chega à ETE, otimizando o o tratamento.

✍? Daiane Pires | Jornalista | MTb 15.127

Back To Top

Send this to a friend