Semae Faz Manobra Para Tentar Evitar Novos Alagamentos

Semae faz manobra para tentar evitar novos alagamentos

Para ajudar a evitar novos alagamentos no bairro Campina, como o que aconteceu na última terça-feira (25), e em outras áreas da cidade, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) realizou uma manobra de isolamento em um dos poços da Casa de Bombas da Campina.

A ação foi realizada por uma empresa terceirizada e trata-se da colocação de quatro grandes tampões – do tipo “Stop-Log” – junto a duas comportas de uma das bombas do local. Os tampões farão a função de uma das comportas que caiu devido à pressão das águas do rio. As estruturas servirão para evitar o retorno da água para dentro do arroio e, consequentemente, auxiliar para que ele não volte pela tubulação e saia pelas bocas de lobo.

O diretor-geral do Semae, Gilberto Millão, e o vereador Brasil Oliveira, juntamente com funcionários e técnicos do Semae, acompanharam o serviço, que teve de ser feito com auxílio de um mergulhador. Nas próximas semanas, com tempo seco, novas manutenções deverão ser feitas nas Casas de Bombas.

Saiba Mais

Na manhã da última terça-feira (25), o Loteamento Santo Antônio, bairro Campina, teve algumas ruas alagadas. O fato ocorreu devido ao superaquecimento de uma das bombas em operação na Casa de Bombas da Campina.

Por causa do período de chuvas fortes, todas as quatro bombas do local estão ligadas ininterruptamente desde a semana passada. Por conta disso, houve superaquecimento de uma bomba, o que acarretou na queima de uma peça seccionadora e por consequência, na queda de energia do local. Sem o trabalho das bombas, o arroio Campina transbordou.

A equipe do Semae e da Instaladora Elétrica Mercúrio foram ao local, tão logo o incidente aconteceu, e retomaram o funcionamento das três bombas restantes, realizando uma manobra no transformador para usar uma fonte de alimentação secundária. Com isso, a água começou a baixar. O conserto foi realizado por volta das 12h.