MOTIC | Visitas De Alunos Ao Semae Colocam A Autarquia Como Tema De Trabalhos Apresentados Pelos Estudantes

MOTIC | Visitas de alunos ao Semae colocam a autarquia como tema de trabalhos apresentados pelos estudantes

A Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (MOTIC) de São Leopoldo aconteceu entre os dias 12 e 15 de setembro, em formato híbrido, online e presencial. Com a participação de alunos de escolas municipais, escolas de educação infantil credenciadas junto à Secretaria Municipal de Educação (SMED) e instituições educacionais convidadas de outros estados e países, o Semae esteve presente em três projetos apresentados.

Devido ao trabalho desenvolvido pela equipe de Educação Ambiental, levando os alunos a conhecerem as estruturas da autarquia e o funcionamento dos serviços de água e esgoto, além das idas às escolas para ensinar sobre compostagem e gestão eficiente de resíduos, o Semae foi tema de dois trabalhos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Grimberg e de um trabalho da EMEF General Mario Fonseca. Confira mais informações sobre os projetos:

– Água do Rio à Torneira (EMEF José Grimberg)
Autoria: Agatha da Rosa Rodrigues, Lara Ferreira Peters, Muriél Santi de Freitas
Orientação: Marisa de Jesus Righi e Renata Herzer

Alunos da turma 32 da EMEF José Grimberg se questionaram “como a água do rio chega à nossa torneira?”. Diante disso, os estudantes visitaram a captação na Elevatória de Água Bruta (EAB) do Semae, que capta a água do Rio dos Sinos. Em outra etapa, conheceram o processo de tratamento de água até se tornar potável, na Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-2). Os alunos também assistiram em sala de aula ao documentário produzido pelo Marketing da autarquia, “Caminhos da Água”. Com fotos e registros escritos pelos estudantes, eles puderam concluir com o trabalho que – segundo relato no site da MOTIC – “a água é um bem precioso, importante para a manutenção da vida no planeta e por isso é necessário que se saiba utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, ampliando para as famílias e comunidade todos esses aprendizados”.

– A Captação e Utilização da Água da Chuva e da Vertente do Bairro (EMEF General Mario Fonseca)
Autoria: Derick Wentrick Santos Conceição, Gustavo Woleck Carvalho, Pierry Rodrigues Lubas
Orientação: Patricia de Oliveira Vargas Aires e Michele Von Hohendorff

A partir do questionamento “quais estratégias podem ser adotadas para a utilização racional de água?”, alunos do quinto ano da EMEF General Mario Fonseca iniciaram uma busca por soluções sustentáveis para responder a pergunta levantada. Dentre as várias propostas dos estudantes, o Semae entrou como parceiro técnico na principal ação: a construção de uma cisterna para captar e armanezar a água da chuva. Esta água deve ser utilizada para a limpeza de espaços da escola e na irrigação da horta escolar – cuidada por alunos do Projeto Mais Educa.

– Como Evitar as Inundações em São Leopoldo (EMEF José Grimberg)
Autoria: Isabelly Schmitt Almeida, Manuela Camargo Martins, Sophia Quinsani da Silva
Orientação: Aline dos Santos Krumenauer e Shanna Lauda Ferreira da Silva

O projeto da turma 51 da EMEF José Grimberg surgiu a partir da preocupação dos alunos com os estragos do ciclone que atingiu São Leopoldo em junho de 2023. Depois de ouvir relatos dos impactos das enchentes na vida de colegas e seus familiares, foi feita uma coleta de dados nos sites do Semae e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), para entender as causas e consequências do ocorrido. Os alunos também visitaram a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-2). Como resultado da pesquisa, os estudantes criaram cartazes e materiais para redes sociais como forma de conscientizar sobre os papéis do poder público e da população na prevenção de desastres naturais.

Escolas públicas e privadas podem solicitar atividades de Educação Ambiental, tanto nas instituições de ensino, quanto nas estruturas do Semae. O agendamento deve ser realizado pelo e-mail educacao.ambiental@semae.rs.gov.br.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae