skip to Main Content
3579-6000 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Trabalha Para Combater Cheias E Alagamentos

Semae trabalha para combater cheias e alagamentos

A chuva chegou em São Leopoldo na manhã desta terça-feira, 17. Foram aproximadamente 40 milímetros em 12 horas. Mesmo com o grande volume de água que caiu em pouco tempo o Semae já está com as equipes a postos trabalhando na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de micro e macrodrenagem urbana. Somente na casa de bombas da João Corrêa foram recolhidos cerca de cinco toneladas de resíduos entre vegetação, lixos descartados de forma irregular e até mesmo móveis domésticos.

As casas de bombas de São Leopoldo estão operando com 100% da capacidade. Desde janeiro de 2025, o Semae tem investido previamente na manutenção, reforma e aquisição de motores para os locais. Na casa de bombas da João Corrêa, são sete equipamentos a disposição, mas até o momento, apenas cinco tiveram que ser ligadas. As outras duas estão prontas para serem ativadas, se necessário. As demais casas de bombas na Campina, Vila Brás e Santos Dumont, também estão operando com capacidade máxima. 📍

Além disto, as equipes do Semae estão nas ruas realizando a limpeza e desobstrução de bueiros para manter a drenagem. Mesmo com todo trabalho do Semae em São Leopoldo, as equipes técnicas registraram pontos de alagamentos em locais específicos, como por exemplo, na rua Firmino Jose Tomazzi, bairro Vicentina, onde fica localizada a E.M.E.I. Brinco de Princesa. A autarquia enviou caminhões de hidrojateamento para auxiliar na drenagem da água que estava represada nesta e em outras ruas da cidade. Além do serviço em tempo real, servidores do Semae já estão monitorando e mapeando pontos críticos para desenvolver soluções em cada bairro.

Texto: Gabriel Muniz – Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Caroline Rick – CONRERP RS/SC 3023
Foto: Geisi Vargas.

Assessoria de Comunicação e Marketing/Semae.

Back To Top

Send this to a friend