Vice-prefeito Ary Moura Faz Pronunciamento Sobre Estado De Saúde

Vice-prefeito Ary Moura faz pronunciamento sobre estado de saúde

Em transmissão online, Ary Moura relatou a luta contra um tumor no estômago

O vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, falou oficialmente na página da Rádio Prefeitura de São Leopoldo sobre o seu estado de saúde nesta quinta-feira, 29 de julho. Ary Moura foi diagnosticado recentemente com uma neoplasia maligna (tumor) no estômago, sem metástases ou lesões em outros órgãos. Conforme o relato do seu médico, Tiago Remonti, cirurgião oncológico e chefe do Serviço de Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o tratamento se dará por meio de uma quimioterapia neoadjuvante, ou seja, realização de quimioterapia antes e depois da cirurgia de remoção do tumor.

Atualmente, Ary Moura se encontra na primeira fase do procedimento, tendo realizado duas sessões de quimioterapia e com mais duas por fazer. Ao final dessa primeira etapa, o vice-prefeito será reavaliado para definir se poderá ou não ser encaminhado para a cirurgia. Feita a operação, retornará com a quimio quando estiver recuperado.

Ary Moura se sente bem e confiante na sua recuperação, e destaca que o tumor foi identificado ainda na fase inicial o que aumenta consideravelmente a probabilidade de cura. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer no estômago, quando detectado precocemente, aumenta em 90% as chances de cura.

“Muitas pessoas me perguntam sobre o meu estado de saúde, por isso decidi fazer esse pronunciamento para evitar informações equivocadas”, explicou o vice-prefeito, que também reforçou a necessidade de prevenção e diagnósticos na fase inicial do desenvolvimento da doença. “Muitas pessoas, principalmente os homens, não fazem exames preventivos, mas é muito importante fazer”, alertou Ary Moura.

Mesmo com o tratamento, Ary Moura continuará exercendo as suas atividades como vice-prefeito e diretor-geral do Semae, seguindo com a rotina administrativa e com uma agenda menos densa, visando a sua recuperação plena e respeitando as orientações médicas.

[Foto: Valentin Thomaz/PMSL – MTb 19.048 | Texto: Chico Júnior/Semae Jornalista. Mtb 19.102 | Scom/PMSL]