VÁLVULA NA ADUTORA IMPERATRIZ | Atualização Sobre O Andamento Da Nova Etapa Da Obra

VÁLVULA NA ADUTORA IMPERATRIZ | Atualização sobre o andamento da nova etapa da obra

Com a fase de colocação da válvula do Semae que garantirá o abastecimento de água em São Leopoldo em eventuais casos de rompimento da adutora na Av. Imperatriz Leopoldina já concluída, as equipes agora trabalham na construção de uma caixa de alvenaria no local. A base da estrutura ficou pronta nesta terça-feira (8), e o restante deverá ser concluído até o final de semana. A caixa terá medida interna de 5,20 x 1,70 e externas de 5,60 x 2,10 e é feita de pedra grês. Esta parte da obra não causará desabastecimento, mas o trânsito na avenida, no sentido centro-bairro, seguirá parcialmente interrompido até que seja possível a realização do recapeamento asfáltico.

Entenda o funcionamento da nova válvula
Na Av. Imperatriz, a adutora que abastece a Zona Sul de São Leopoldo é mais antiga e frágil, sendo a estrutura que mais rompe e por isso será trocada futuramente. No lado oposto da via, há uma segunda adutora, que abastece a Zona Norte de São Leopoldo. Assim, em possíveis rompimentos na adutora da Zona Sul, com a instalação da válvula, será possível realizar o manejo de águas, conectando as duas adutoras em um ponto que permite que o eventual reparo da adutora da Zona Sul seja feito sem a necessidade de desabastecer nenhuma região do município.

As duas adutoras são interligadas, em suas extensões, em um ponto próximo à nova válvula. O acesso ao registro para realizar as manobras será por meio de uma caixa de alvenaria com tampa de concreto, próxima à ponte do Arroio Kruze, no qual também foi instalada uma rede para expurgos.

A colocação da válvula foi concluída já na segunda-feira (7). O registro para reabastecimento dos bairros afetados pela falta d’água em decorrência da melhoria foi aberto de forma gradativa e, nesta quarta-feira (9), todos os bairros estão com o abastecimento reestabelecido. Outros registros de falta d’água devem ser comunicados ao 0800 510 2910 para que o Semae consiga atuar o mais rápido possível em um provável vazamento de rede pontual.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) e Jornalista Chico Júnior. Mtb 19.102 | Foto: Chico Júnior