VÁLVULA NA ADUTORA IMPERATRIZ | Retomada Do Abastecimento Ocorre De Forma Gradativa

VÁLVULA NA ADUTORA IMPERATRIZ | Retomada do abastecimento ocorre de forma gradativa

A abertura do registro da adutora que abastece a Zona Sul de São Leopoldo iniciou de forma gradativa na noite desta segunda-feira (7), sendo assim, a retomada do abastecimento da região afetada com a instalação da válvula na avenida Imperatriz Leopoldina está ocorrendo de forma gradativa e algumas regiões ainda estão com falta d’água e/ou baixa pressão. A princípio, a localidade que ainda está sem abastecimento é a Barreira, onde a equipe de manutenção realiza expurgos de ar na rede neste momento.

As outras regiões têm água, porém, ainda com níveis baixos. Algumas regiões mais altas de São Leopoldo necessitam de níveis maiores nos reservatórios para que sejam abastecidas, como o Reservatório Santa Teresa (R1), que precisa estar com 50% da sua capacidade de reservação para que a água seja distribuída na rede e também para outros reservatórios. O R1 abastece Lago São Borja, Monte Carlo, Cohab Duque, Cristo Rei, Batista, Vila Tereza, Duque e Padre Réus.

As ocorrências de falta d’água ou baixa pressão em regiões baixas, como Centro e Vicentina, se devem ao consumo elevado de água no momento, ou mesmo, por bolsas de ar na rede que possam obstruir o fluxo da água. O booster da ETA-1 que distribui água para o Centro está operando na capacidade máxima. Os registros de falta d’água devem ser comunicados ao 0800 510 2910 para que o Semae consiga atuar o mais rápido possível na retomada plena do abastecimento.

Níveis mínimos para que os reservatórios possam abastecer:

ETA-1 (São José) – 30%
Reservatórios Morro do Espelho – 40%
Reservatórios Santa Teresa (R1) – 50%
Reservatórios Monte Carlo – 10%
Reservatórios Cohab Duque – 30%
Reservatório Lago São Borja (elevado) – 10%

A normalização completa deverá ocorrer durante a madrugada, quando o consumo doméstico é mínimo.