Solenidade Marca O Dia Mundial Da Água, No Município

Solenidade marca o Dia Mundial da Água, no município

Nesta terça-feira, dia 22, uma solenidade marcará o Dia Mundial da Água e o Dia Estadual do Rio dos Sinos (17 de março) no município. O evento acontece no Museu do Rio, ao lado da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), às 9h30, e deve contar com autoridades municipais e convidados.

Dentro da Semana em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) participou de uma manhã de atividades com a comunidade do bairro Santa Marta, na escola de mesmo nome, no último sábado (19).

Apesar do tempo instável, o Mutirão Ambiental Santa Marta – realizado em parceria com o Programa de Ação Sócio Educativa na Comunidade (PASEC/Unisinos) –, levou muitos moradores ao prédio da escola. Dentre as várias ações oferecidas estavam: oficina de culinária, oficina de repelentes, brechó comunitário, cuidados com a horta, jogos educativos, e orientação sobre coleta seletiva solidária e sobre o mosquito Aedes Aegypti.

Com a equipe de Educação Ambiental do Semae e o Jogo da Água, as crianças presentes puderam aprender mais sobre como economizar água e preservar o nosso rio. Além disso, elas também receberam de presente um jogo de tabuleiro que ensina mais sobre tratamento de esgoto.

“Tem que cuidar do planeta, se não ele vai ficar machucadinho”

Uma das crianças mais atentas à atividade do Jogo da Água era o pequeno Nicolas Rodrigues Flores, de apenas seis anos. Ele estuda na escola da Cruz Vermelha, e mesmo sem ainda estar plenamente alfabetizado, já mostra que aprendeu muito sobre os cuidados que devemos ter com a natureza e o local onde vivemos.

Muito interessado, Nicolas sempre ajudava com algum comentário referente ao assunto. Quando perguntado sobre se devemos jogar lixo no rio, o menino foi enfático. “Não pode botar lixo no rio, se não os peixes vão morrer!”, disse. “Tem que botar o lixo na lixeira”, acrescentou. Ao final, o pequeno encantou até mesmo a equipe do Semae ao lembrar que é preciso preservar o meio-ambiente. “Tem que cuidar do planeta, se não ele vai ficar machucadinho”, aconselhou Nicolas.

Alcançar e conscientizar crianças a exemplo de Nicolas é um dos objetivos da Educação Ambiental do Semae. “Se em cada turma que nós conversarmos, a gente conseguir atingir apenas uma criança, já vai ser ótimo!”, sublinha a coordenadora ambiental do Semae, Joice Maciel.

Próximas atividades:

22 de março (terça-feira) – no Museu do Rio. Solenidade em comemoração ao Dia Estadual do Rio dos Sinos (17) e Dia Mundial da Água (22), com autoridades e convidados.

Participação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Viva (COM-VIDA) da EMEF Santa Marta. As atividades seguirão pela manhã com o Cine Ambiental: água e cooperação, reflexões para um novo tempo, com jovens do Centro POP e alunos do PV Sinos.

23 de março (quarta-feira) – na Escola Estadual Amadeo Rossi. Jogo da Água nos turnos da manhã e tarde, e Dinâmica Ambiental: Hip-Hop da Harmonia, no turno da manhã.

28 de março (terca-feira) – na EMEF Osvaldo Aranha. Com Contação de Histórias e Jogo da Água nos turnos da manhã e tarde, e Dinâmica Ambiental: Hip-Hop da Harmonia, no turno da manhã.

29 de março (quarta-feira) – na EMEF Paul Harris. Com Contação de Histórias e Jogo da Água nos turnos da manhã e tarde, e Dinâmica Ambiental: Hip-Hop da Harmonia, no turno da manhã.