SEMANA DA SUSTENTABILIDADE | Evento Encerra Com Corrida Rústica Após Diversas Atividades Realizadas Por Toda São Leopoldo

SEMANA DA SUSTENTABILIDADE | Evento encerra com corrida rústica após diversas atividades realizadas por toda São Leopoldo

A edição de 2023 da Semana da Sustentabilidade chegou ao fim. Com a realização de diversas ações voltadas ao meio ambiente, que ocorreram de forma descentralizada em São Leopoldo entre os dias 22 e 29 de outubro, o evento contou com apoio master do Semae e participação da autarquia em sua programação. O projeto é idealizado pela empresa Apoena Socioambiental.

Iniciando as atividades, no dia 22, ocorreu o Drive-Thru do Lixo Zero, no Ginásio Municipal Celso Morbach, que arrecadou resíduos desde plásticos e vidros, até sucatas, eletroeletrônicos e óleo de cozinha. Todo o material arrecadado, foi encaminhado para a cooperativa Univale, Mundo Mais Limpo, E-Sucata e Virando a Terra. A ação contou com a participação dos Guardiões da Água, com oficina de ludicidade, compostagem e intervenções artísticas.

Durante a semana, os Guardiões da Água também realizaram diversas oficinas com alunos de escolas do município: plogging no Parque Imperatriz e roda de conversa com EMEF Chico Xavier, oficina de hip-hop, oficina de gestão de resíduos na escola Polisinos e na CAIC Madezatti, exposição de instrumentos musicais feitos de material reciclável na EMEF Alberto Pasqualine, e construção de relógio biológico na EMEF Dilza Flores.

A equipe de Educação Ambiental do Semae também realizou ações com crianças e adolescentes na Semana da Sustentabilidade. A EMEF Zaira Hauschild visitou a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-2), enquanto na EMEF Olímpio Albrecht foi construída uma cisterna para captar água da chuva. Além disso, no dia 27, a Educação Ambiental guiou um grupo de servidores do Semae em visita à cooperativa Univale.

Campanha de Outubro Rosa em parceria com Semana da Sustentabilidade
A paciente oncológica e co-autora do livro “Lenços da Esperança”, Melissa Portal, foi parceira da autarquia em duas ações da Semana da Sustentabilidade, mas que também fizeram parte da campanha de Outubro Rosa do Semae. Melissa realizou palestra sobre sua experiência na luta contra o câncer de mama na Associação de Funcionários do Semae (AFS), no dia 23. Já entre os dias 24 e 31, participou da exposição de fotos “met AMOR fose”, no saguão da Prefeitura. Na ocasião, Melissa é modelo das fotografias feitas por Mariana de Borba, que têm como objetivo conscientizar e mostrar a luta de mulheres contra o câncer de mama.

Corrida rústica encerra a programação
No dia 29, o último da Semana da Sustentabilidade 2023, ocorreu o 1º Day Run da AFS, no bairro Jardim América. Em torno de 400 pessoas participaram, correndo em diversas categorias, que contaram com premiação aos melhores colocados.

Durante o trajeto, a equipe da Apoena Socioambiental realizou plogging, recolhendo os resíduos descartados no caminho da corrida. Além disso, o evento contou com gestão de resíduos, com a separação correta dos mesmos. Os materias recicláveis foram encaminhados para a cooperativa Univale, e os orgânicos para a empresa Virando a Terra.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae e Divulgação