Educação Ambiental Do Semae Participa Da Jornada Roessler

Educação Ambiental do Semae participa da Jornada Roessler

Começou na manhã desta quarta-feira (16), na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Grimberg, a VII Jornada Roessler e III Semana do Rio, organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam). As reflexões sobre o meio ambiente embasam as atividades – que seguem até o dia 26 -, e serão provocadas com o juramento de proteção ambiental de Henrique Luiz Roessler, que residiu em São Leopoldo e criou a União Protetora Natural (UPN).

A Educação Ambiental do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) é parceira da atividade com a realização do Jogo do Saneamento. “O jogo aborda, de uma forma lúdica, os quatro eixos do saneamento: água, esgoto, resíduos e drenagem. São perguntas do nosso dia a dia e que ajudam os alunos a refletirem sobre a importância e o cuidado com cada eixo”, explica a coordenadora da Educação Ambiental do Semae, Joice Maciel.

Nesta quarta-feira (16), o Semae realizou o Jogo do Saneamento do com cerca de 40 alunos de duas turmas de terceiros anos da Escola José Grimberg. Na próxima segunda-feira (21), será a vez da Escola Maria Edila, e, na terça (22), a Barão do Rio Branco recebe o jogo – confira abaixo o cronograma completo da Jornada.

A titular da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), Viviane Diogo, falou sobre a escolha do tema para esta edição. “Criado por Roessler como juramento de proteção da natureza, o juramento engloba uma série de temas para serem desenvolvidos na escola e com a comunidade”, salientou.

As atividades da Jornada têm dinâmicas voltadas para públicos de idades variadas: contação de história e palestras com equipe do Cepea e do Herbário Municipal João Dutra, curso e Jogo do Saneamento. Além das atividades nas escolas, também estão previstas ações em outros locais como o Parque Imperatriz e Praça Elis Regina.

A programação é desenvolvida pela Semmam com a parceria da Secretaria de Educação (Smed) e Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).

Mais informações com o Centro Permanente de Educação Ambiental (Cepea): 3568 7539.

Sobre Roessler

A trajetória de Henrique Luiz Roessler (1896- 1963) foi marcada por um projeto de proteção à natureza que se estendia por todo o Rio Grande do Sul. Sua atuação prática deu-se na esfera pública através de cargos federais e da entidade que ele mesmo fundou, a União Protetora da Natureza (UPN), assim como por meio da distribuição de panfletos educativos, palestras em escolas e crônicas publicadas no jornal Correio do Povo.

Próximas atividades da VII Jornada Roessler e III Semana do Rio de São Leopoldo:

17/11 – quinta-feira

EMEF Maria Emília

Tarde – 14h

EMEF Maria Emília

18/11 – Sexta-feira

Práticas em Educação Ambiental

Trilha Ecológica com as Escolas: EMEF Edgar Coelho e EMEF Arthur Ostermann

Tarde – 14h

EMEI Ipê Amarelo

Práticas educação ambiental – Brincando com Educação Ambiental

Contação de histórias