90 Anos De História Do Hospital Centenário

90 anos de história do Hospital Centenário

Neste 15 de fevereiro, como vice-prefeito e diretor-geral do Semae, quero parabenizar e reconhecer o Hospital Centenário, que completa 90 anos de história, em 2021. Em meio a maior pandemia do século 21, segue com uma média de 2,5 mil atendimentos por mês, integralmente viabilizados pelo SUS, como uma instituição hospitalar que, apesar dos inúmeros desafios, está de portas abertas a toda população, independente de raça, credo ou classe social.

O Centenário foi inaugurado em 1931, quando Theodomiro Porto da Fonseca era prefeito de São Leopoldo e a sua administração foi entregue às irmãs Franciscanas. Desde então, na sua trajetória nonagenária, as suas portas sempre estiveram abertas para aqueles que não têm condições de pagar por atendimento hospitalar. Porém, em novembro de 2017, na gestão do atual prefeito, Ary Vanazzi, o decreto 8.843 transformou o Centenário em uma instituição 100% SUS, viabilizado com recursos públicos federais, estaduais e municipais, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde.

Desde 2019, o Hospital Centenário recebe os alunos do curso de Medicina da Unisinos, em uma parceria que visa a qualificação dos serviços médico-assistenciais da instituição e a formação de novos profissionais de saúde atuantes na região. Em mais uma década, a instituição será literalmente centenária e a nossa expectativa, nesse horizonte, é que a cidade de São Leopoldo e o Hospital Centenário se tornem ainda mais referências nacionais em saúde pública acessível e de qualidade.

Longa vida ao Hospital Centenário!

Ary Moura

Vice-prefeito de São Leopoldo e diretor-geral do Semae