Semae E Semov Trabalham Em Conjunto Para Atender Demandas

Semae e Semov trabalham em conjunto para atender demandas

O Termo de Cooperação entre Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e Secretaria Municipal de Obras Viárias (Semov), que disciplina a execução de serviços comuns foi assinado há poucos dias, mas já vem dando os seus primeiros resultados.

Equipes de ambas as secretarias estão trabalhando para melhorar o atendimento de demandas solicitadas pela população. “Com este Termo, acaba aquela história de ‘a obra não é minha, a obra é tua. A obra é da cidade e nós vamos trabalhar para resolver”, destacou o vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Daniel Daudt Schaefer.

Em função da parceria, é que nesta terça-feira (15), as equipes da Diretoria de Manutenção de Esgotos (DME) do Semae, começaram a efetuar várias novas ligações de esgoto no Loteamento Haras Chiru, no bairro Campestre. Segundo o diretor do DME, Márcio Vargas, somente nesta terça, nove ligações de rede – com cano de PVC de 100 e 150 milímetros – em várias ruas do bairro foram concluídas. “Estamos dando prioridade para esta região, onde há muitas demandas”, comentou.

Dinâmica possibilitou obras em outros pontos

Com o objetivo de melhorar o serviço oferecido pela Prefeitura, a Semov e Semae firmaram um Termo de Cooperação. De acordo com o titular da Semov, Sandro Cassel, o acordo efetiva o que já vinha sendo feito na prática em locais onde há ligações pluviais e cloacais. Fica estabelecido que a tarifa de esgoto pluvial será destinada em 35% para o Semae e 65% para a Semov.

A nova dinâmica administrativa possibilitou as obras de drenagem pluvial na Vila Glória, bairro Scharlau. A Semov iniciou a substituição da tubulação antiga por peças mais amplas, que facilitam o escoamento da água da chuva até o Arroio Cerquinha. A meta é eliminar os pontos de alagamento, uma reivindicação histórica da comunidade local. Além disso, o sistema de vedação tem durabilidade calculada em 20 anos.