Semae, Semmam E Smed Realizam Atividades Em Comemoração Ao Dia Da Água

Semae, Semmam e Smed realizam atividades em comemoração ao Dia da Água

Na próxima terça-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o intuito de conscientizar, fazer refletir e orientar sobre como podemos cuidar melhor desse bem natural tão importante para a nossa vida.

Para comemorar o dia e lembrar a grande relevância de se preservar a nossa água, é que três órgãos municipais se uniram e organizaram uma semana alusiva ao Dia: Semae, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e Secretaria Municipal de Educação (Smed). As ações começaram nesta sexta-feira (18) e acontecerão, em dias alternados, em diferentes instituições de ensino (confira a programação na tabela abaixo).

Hoje, a Escola Paulo Beck foi a primeira contemplada e teve atividades em dois turnos: pela manhã e à tarde, a equipe do Semae debateu o tema brincando com o Jogo da Água e ofereceu a Contação de Histórias aos pequenos da Educação Infantil; enquanto a Semmam fez uma dinâmica ambiental com as turmas do 5º ao 9º ano. No total, apenas no primeiro dia de ação, foram 200 crianças e adolescentes atingidos.

Uma das atividades que mais chamou a atenção dos alunos foi o “Hip-Hop da Harmonia”, dinâmica oferecida pela Semmam, que trata da questão ambiental através do ritmo. “Usamos o hip-hop como ferramenta para trazer a mensagem dos problemas ambientais. Por ele, nós trabalhamos o ambiente equilibrado de quando homem, planta e animais interagem em harmonia. Também frisamos a importância do Rio dos Sinos e como fazer para melhorar a situação dele”, contou o chefe do Departamento de Educação Ambiental da Semmam, Hoeslen Mauzer, responsável pela dinâmica.

Para a assessora pedagógica e responsável pela parte de Educação Ambiental da Smed, Cristina Colman, a junção dos três órgãos em prol da comemoração ao Dia Mundial da Água é muito importante para que o público atingido seja muito maior. “A Smed trabalha muito com a capacitação dos professores. Quando se une os três, conseguimos atingir as crianças mais diretamente”, opina.

Neste sábado (19), será a vez do bairro Santa Marta receber a atividade. A partir das 9h, Semae, Cooperativa Nova Conquista, Programa de Ação Sócio Educativa na Comunidade (PASEC) da Unisinos, junto com a Associação dos Moradores, estarão na Escola Santa Marta oferecendo ações sobre educação ambiental e cuidado com resíduos. Uma equipe da Vigilância em Saúde também estará no local para orientar sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

Na terça (22), uma solenidade com autoridades municipais e convidados marcará a comemoração do Dia Mundial da Água.

Programação:

19 de março (sábado) – na EMEF Santa Marta. Jogo da Água e Cine Ambiental: água e cooperação, reflexões para um novo tempo.

22 de março (terça-feira) – no Museu do Rio. Solenidade em comemoração ao Dia Estadual do Rio dos Sinos (17) e Dia Mundial da Água (22), com autoridades e convidados.

Participação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Viva (COM-VIDA) da EMEF Santa Marta. As atividades seguirão pela manhã com o Cine Ambiental: água e cooperação, reflexões para um novo tempo, com jovens do Centro POP e alunos do PV Sinos.

23 de março (quarta-feira) – na Escola Estadual Amadeo Rossi. Jogo da Água nos turnos da manhã e tarde, e Dinâmica Ambiental: Hip-Hop da Harmonia, no turno da manhã.

28 de março (terca-feira) – na EMEF Osvaldo Aranha. Com Contação de Histórias e Jogo da Água nos turnos da manhã e tarde, e Dinâmica Ambiental: Hip-Hop da Harmonia, no turno da manhã.

29 de março (quarta-feira) – na EMEF Paul Harris. Com Contação de Histórias e Jogo da Água nos turnos da manhã e tarde, e Dinâmica Ambiental: Hip-Hop da Harmonia, no turno da manhã.