Nível Do Rio Dos Sinos Supera 5 Metros Na Captação Do Semae

Nível do Rio dos Sinos supera 5 metros na captação do Semae

O Rio dos Sinos atingiu novamente sua maior marca em 2023, chegando a 5,26m nesta sexta-feira (10). Na terça-feira (7), o Rio já havia marcado seu maior nível no ano, com 3,80 m. A medição é baseada na régua do Semae, localizada na Elevatória de Água Bruta (EAB).

Como o nível está acima da média considerada normal, o Semae reforça a necessidade de colaboração dos leopoldenses com o manejo correto de resíduos e materiais. O descarte irregular, somado ao nível elevado do Rio, aumentam a possibilidade de alagamentos, visto que as chuvas podem levar o lixo até as Casas de Bombas da autarquia, dificultando o escoamento do alto volume de água.

Além disso, para amenizar possíveis enchentes, o Semae a Prefeitura estão realizando o desassoreamento de arroios em São Leopoldo. O objetivo é retirar resíduos acumulados no fundo dos córregos para melhorar o escoamento de água. Já foram limpos os arroios Cerquinha, no bairro Campina, Peão, na Feitoria, e Gauchinho, na Vila Brás.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Divulgação | Ascom Semae