Primeiras Vacinas Em São Leopoldo

Primeiras vacinas em São Leopoldo

As primeiras 1.442 doses da vacina chegaram a São Leopoldo na tarde desta terça (19), no Hospital Centenário. Os primeiros cinco vacinados foram os servidores da linha de frente da ala Covid da instituição. O médico infectologista Breno Milman, o enfermeiro Daniel Gustavo Lauermann, o técnico em Enfermagem Dorival de Lima Ramires, a higienizadora Fernanda Silva Santos e a fisioterapeuta Letícia Möller Storck receberam a primeira dose do imunizante durante o ato simbólico que marcou o início da vacinação no município.

Estavam presentes o prefeito Ary Vanazzi, o vice-prefeito, Ary Moura, o secretário de Saúde, Marcel Frison, e a presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva. O ato foi marcado por uma mescla de otimismo e emoção entre os presentes, sendo que, em seguida, as vacinas foram redirecionadas para outros pontos do município, dando prioridade neste primeiro momento, aos profissionais da saúde, idosos das casas asilares e indígenas.

O Semae, como autarquia da Prefeitura Municipal e como patrimônio da cidade de São Leopoldo, assim como o Hospital Centenário, celebra esse primeiro passo na imunização da população leopoldense e aguarda por novas doses da vacina. A expectativa do prefeito Ary Vanazzi é que o Governo Federal dê mais celeridade à logística das vacinas aos municípios e que a pandemia se resolva o quanto antes.

Semae no combate ao Coronavírus

O Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo não se furtou ao combate à pandemia, apresentando-se como importante parceiro da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde para a garantia da saúde da população. A autarquia, atualmente, integra a pesquisa que monitora a ocorrência e quantificação do coronavírus nas águas residuais e arroios da Região Metropolitana, ao lado do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, FEPAM, UFRGS, FEEVALE, secretarias municipais, DMAE e CORSAN.

O Semae é parceiro na pesquisa, disponibilizando pessoal e material, assim como fazendo coletas na ETE Vicentina e enviando aos laboratórios das universidades. A ETE Vicentina atende uma população de aproximadamente 54 mil habitantes, sendo responsável pelo tratamento de esgotos dos bairros São Miguel e Centro, e parte dos bairros Santos Dumont, Rio dos Sinos e Vicentina.

A pesquisa monitora o contágio por associação, mostrando a distribuição do vírus nas áreas monitoradas. Os dados da pesquisa podem ser utilizados para promover ações de prevenção, antes mesmo de serem registrados novos casos nas unidades de saúde do município. É importante destacar que na água potável tratada pelo Semae não há risco de haver a presença do coronavírus, pois antes da finalização do tratamento é realizada a desinfecção, entretanto, nas águas dos rios, arroios e açudes existe essa possibilidade.