I SEMINÁRIO DE FENÔMENOS CLIMÁTICOS NO RS | Semae Participa De Painel De Debates Sobre Os Desafios Para O Futuro De São Leopoldo Em Relação Ao Clima

I SEMINÁRIO DE FENÔMENOS CLIMÁTICOS NO RS | Semae participa de painel de debates sobre os desafios para o futuro de São Leopoldo em relação ao clima

Ocorreu na última sexta-feira (24), o primeiro Seminário “Os Fenômenos Climáticos no RS: Desafios para o Futuro de São Leopoldo”, na Câmara Municipal de Vereadores. Em um dos painéis do evento, gestores públicos palestraram, e entre eles estavam o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, e o prefeito Ary Vanazzi.

O objetivo do painel – além de trazer as ações e os impactos já ocorridos diante dos fenômenos climáticos – foi trazer perspectivas e soluções visando os próximos anos do município diante desta questão. O diretor-geral da autarquia destacou algumas atitudes tomadas pelo Semae durante o ano visando um menor impacto causado por chuvas e cheias, e também ações de auxílio à comunidade após os eventos climáticos:
• desassoreamento de arroios para melhorar o escoamento da água;
• manutenção preventiva nas cinco casas de bombas de São Leopoldo, além de acioná-las sempre que necessário em períodos de fortes chuvas;
• ajuda aos demais setores públicos no resgate de pessoas e animais, limpeza de ruas e doações em enchentes ocorridas na cidade;
• instalação de bombas móveis no Arroio Gauchinho para tornar mais rápida e efetiva a diminuição de cheias na região;
• envio de equipe e caminhões para Roca Sales, para auxiliar a população afetada pelas enchentes históricas no Vale do Taquari.

Após citar as ações do Semae diante os fenômenos climáticos, o diretor-geral Geison Freitas, aproveitou para agradecer o envolvimento de todos os servidores, tanto da autarquia, quanto dos demais setores do funcionalismo público, pelo trabalho realizado nas manutenções preventivas e no atendimento aos leopoldenses em momentos de fortes chuvas. “Os servidores públicos de São Leopoldo estão de parabéns. São eles que fazem o governo se movimentar e eles merecem todo o agradecimento diante das atitudes e dos serviços que fizeram para ajudar a população nas enchentes”, destaca Geison.

O prefeito Ary Vanazzi apontou que as ações para evitar alagamentos são feitas de forma contínua pela gestão municipal: “Investimos R$ 3 milhões por ano em prevenção. Limpamos valas, fazemos manutenção das bombas, para termos menos problemas numa cidade em que nove arroios efetivamente passam por ela e que é cortada pelo Rio dos Sinos. Essa é uma política permanente, diária e cotidiana”. Também participaram do painel o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, o secretário de Assistência Social, Fábio Bernando, o secretário de Obras e Viação, Geraldo Passos, e a idealizadora do Seminário e vereadora de São Leopoldo, Ana Affonso.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae