Vanazzi Debate Saneamento Junto Ao Consórcio Pró-Sinos

Vanazzi debate saneamento junto ao Consórcio Pró-Sinos

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, participou na manhã desta quarta, 8 de setembro, da Assembleia Ordinária do Consórcio Pró-Sinos, realizada na Casa de Esteio na Expointer. O consórcio é presidido pelo prefeito esteiense Leonardo Pascoal e Vanazzi faz parte do Colegiado de Prefeitos da entidade. A pauta principal da reunião foi a proposta de regionalização do saneamento, que já tramita na Assembleia Legislativa, mas tem a divergência dos prefeitos integrantes do Consórcio do Vale do Sinos. Uma nota foi divulgada e será remetida aos deputados.

Um pouco antes, o prefeito leopoldense participou também de uma reunião virtual com o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), sobre o mesmo assunto.

De acordo com Vanazzi, a proposta oriunda do governo do Estado não pode ser aceita, pois não teve a discussão necessária com os municípios e não leva em conta a particularidade de cada região. “Nós entendemos que a regionalização deve ser feita pelo critério de bacia hidrográfica e é esta proposta que levamos ao governador e também aos deputados. Do jeito que está não vamos aderir”, avisa Vanazzi. No consórcio esta também é a posição. Na nota oficial é solicitado também a retirada da urgência do projeto na Assembleia.

“Deve ser respeitada a organização dos municípios pelas bacias hidrográficas, com elaboração de projetos, busca de recursos e financiamentos. Do jeito que está proposto, o projeto visa sim a privatização dos serviços e deve trazer muitos prejuízos inclusive aos municípios que têm seus próprios serviços de água e esgoto”, alerta o prefeito.

A regionalização é uma exigência do Marco Legal do Saneamento do governo federal, mas pode ser realizado com critérios estabelecidos em cada estado.

[Texto e foto: Claudia Corrêa. Jornalista MTb 8.355 | Gabinete do Prefeito/PMSL]