TEMPORAIS NO RS | ABASTECIMENTO DE ÁGUA É 100% NORMALIZADO EM SÃO LEOPOLDO

O Semae trabalhou intensamente nos últimos dias para não deixar faltar água nas residências de São Leopoldo, em meio as previsões de temporal na Região Metropolitana de Porto Alegre.

As equipes da RGE solucionaram rapidamente o único problema de falta de luz e água, que ocorreu na Zona Sul de São Leopoldo. Na quarta-feira, um dos transformadores de energia da Concessionária queimou durante a tempestade, prejudicando o fornecimento de água em cinco bairros. No final da manhã, pós temporal, a energia elétrica e a distribuição de água já haviam sido retomadas, chegando em todas as residências da cidade.

Enquanto isto, alguns municípios vizinhos seguem com problemas de falta de água, luz e alagamentos nas vias. Na capital gaúcha, por exemplo, o Departamento Municipal de água e Esgotos (DMAE) informou que cinco estações de tratamento de água e 12 casas de bombas (responsáveis pelo abastecimento de água de 73 bairros ou cerca de 1,2 milhão de pessoas) estão comprometidas devido a falta de energia elétrica.

Na manhã desta quinta-feira, Novo Hamburgo ainda sofre com falta de água e energia elétrica. De acordo com o Serviços de Água e Esgotos de Novo Hamburgo (Comusa), a cidade sofreu falta de energia por seis horas durante a tempestade, afetando os reservatórios da cidade vizinha, que ficaram vazios e desabasteceram as residências do município, que ainda aguardam soluções.

AÇÕES PREVENTIVAS DO SEMAE EM SÃO LEOPOLDO

Contêiners distribuídos pela cidade receberam mais de 300 tonelas de resíduos a cada 30 dias, evitando que os lixos vão para arroios, valas, bocas-de-lobo e casa de bombas.

Equipes de plantão nas casas de bombas garantiram o bom funcionamento das máquinas durante as madrugadas de chuva, retirando mais de seis toneladas de lixo e vegetação.
Desassoreamento de valas e arroios, com o objetivo de limpar e garantir que o fluxo pluvial não seja atrapalhado por resíduos.