Ruas E Espaços Centrais São Sanitizados Em São Leopoldo No Enfrentamento Da Covid-19

Ruas e espaços centrais são sanitizados em São Leopoldo no enfrentamento da covid-19

Digue Cardoso | Ascom Semae

A área central de São Leopoldo voltou a ser sanitizada ao longo desta sexta (19), nos principais pontos de circulação. A operação, conduzida pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou às 9h no início da Rua Independência, próximo à Câmara de Vereadores, e seguiu por toda a sua extensão, com a sanitização das calçadas e portas de acesso aos estabelecimentos comerciais da principal rua do município. A ação será estendida até o início da próxima semana.

Além da Rua Grande, serão desinfectados os seguintes espaços: Estação Rodoviária; paradas de ônibus da Rua Saldanha da Gama; paradas de ônibus da Rua Bento Gonçalves; paradas de ônibus da Avenida João Corrêa (CRE e Estação São Leopoldo); paradas de ônibus da Avenida Theodomiro Porto da Fonseca (Presídio e Hospital Centenário); acesso às estações da Trensurb São Leopoldo, Rio dos Sinos e Unisinos; Triângulo.

A sanitização é realizada com um desinfetante de alta performance e amplo espectro, de uso geral e ação rápida, pois apresenta grande efetividade contra bactérias, vírus e fungos. Sua composição básica é formada por Cloreto de Didecil Dimetil Amônio, Acidificantes, Emoliente e Umectante. A partir da pulverização desse composto químico, os ambientes sanitizados sofrem uma drástica redução da contagem microbiana em pouco tempo de contato, incluindo a presença do coronavírus nestes locais.

Digue Cardoso | Ascom Semae

O prefeito, Ary Vanazzi, esclarece que essas ações são importantes e contribuem no combate à disseminação do vírus pela cidade. “A covid-19 segue avançando e estamos no momento mais grave da pandemia, com nossa UTI e espaços de saúde superlotados, por isso todas as medidas são importantes e contamos com a colaboração da comunidade no uso da máscara, de evitar aglomerações e sair de casa somente se for necessário”. Na avaliação do prefeito, a sanitização das principais áreas de circulação da cidade contribui para esse processo de reduzir a disseminação e contaminação pelo vírus. “O hipoclorito de sódio é uma forma de higienizar com mais eficiência as superfícies, pois nem tudo pode ser limpo com água e sabão”, disse Vanazzi.

De acordo com o diretor-geral do Semae e vice-prefeito, Ary Moura, a ação visa a redução da exposição ao vírus da população que precisa sair de casa todos os dias para o trabalho e, principalmente, utiliza o transporte público como meio de locomoção. “É mais uma ação do governo em parceria com a autarquia, no sentido de proteger as pessoas que necessitam sair de casa todos os dias e, de certa forma, ficam expostas nos ambientes de maior circulação”, destacou.