skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Por Dentro Do Semae | Como Funciona A Telemetria

Por Dentro do Semae | Como funciona a Telemetria

O Semae possui um Sistema Supervisório ou Telemetria que acompanha em tempo real os níveis dos reservatórios, o status das motobombas, o status de válvulas, grandezas elétricas de cada elevatória, informações de pressão de sucção e recalque, vazões de macromedidores e alarmes para atenção quando cada parâmetro definido é atingido.

A Telemetria, instalada no Semae, em 2010, vem agregando economia para a autarquia. Desde 2017, diversas ampliações foram realizadas, como a inserção de válvulas comandadas à distância, com suas lógicas específicas de funcionamento, e a inclusão das motobombas anfíbias da captação e do turbogerador no monitoramento.

Todas as informações são registradas no sistema e podem ser acessadas, analisadas e utilizadas para definições de parâmetros e manobras a qualquer momento, facilitando a tomada de decisão para o contínuo abastecimento de São Leopoldo.

Esse registro de informações permite as ações de controle de gastos de energia com segurança, sem risco de desabastecimento, gerando economia para o Semae. Também é fator gerador de economia, o auxílio no controle das perdas físicas de água, pois rompimentos podem ser detectados instantaneamente.

Por meio da análise dos dados, procedimentos para preservação dos ativos da empresa são realizados, como o correto uso dos equipamentos para reduzir os consertos de motobombas e válvulas, e o rompimento de redes.

Para o operador de tratamento de água Fábio Leandro Maciel, o sistema de telemetria é o meio pelo qual é possível monitorar a demanda do consumo de água pelos leopoldenses. “Com a telemetria, acompanhamos os níveis de todos os reservatórios espalhados pela cidade, acionamos o ligamento e desligamento de bombas para que se mantenham os níveis adequados de água. Com este recurso, também identificamos possíveis rompimentos de tubulação, através do controle de pressão das redes de distribuição”, revela Fábio.

De acordo com o diretor-geral, Ary Moura, a tomada de decisão objetiva é possibilitada pela telemetria, sendo que os dados permitem a análise aprofundada de técnicos de diferentes áreas. “A análise do comportamento do sistema de abastecimento, com o auxílio da telemetria, nos permite verificar tendências e definir soluções e correções. A implantação deste sistema supervisório é uma ferramenta que auxilia na eficiência do Semae”, destaca.

Back To Top

Send this to a friend