RETROSPECTIVA SEMAE 2023 | CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E OS NOVOS DESAFIOS

Em um ano marcado pelas fortes condições climáticas, em março, a estiagem castigava o Rio Grande do Sul e o nível do Rio dos Sinos estava abaixo do normal, quando cerca de 300 municípios do RS decretaram estado de calamidade, mas o Semae não precisou racionar a água em São Leopoldo devido às melhorias realizadas pela autarquia na captação da água nos últimos anos. O Semae não deixou de captar água do Rio dos Sinos, em 2023, sendo que o nível do rio oscilou entre índices inferiores a 50 cm a mais de seis metros de profundidade, devido a tecnologia de bombas anfíbias na captação.

Por outro lado, a chuva também foi motivo de preocupação em 2023. Pensando nisso, o Semae teve ações preventivas contra as cheias, como por exemplo, o desassoreamento e limpeza de arroios e valas como prevenção a enchentes e alagamentos.

Quando as chuvas começaram de fato, os servidores das Casas de Bombas do Semae trabalharam de forma ininterrupta, fazendo o trabalho de remoção de resíduos acumulados no gradeamento das unidades. Como a Casa de Bombas da Santo Afonso não é administrada pelo Semae, a autarquia, em uma parceria inédita com empresas da região, disponibilizou bombas móveis no Arroio Gauchinho, em auxílio aos moradores da região do bairro Santos Dumont, especialmente na Vila Brás.

Porém, o volume de chuva foi alto e a solidariedade teve que estar em primeiro lugar. Uma equipe do Semae e alguns maquinários foram disponibilizados para as cidades do Vale do Taquari, com o objetivo de auxiliar na limpeza de ruas e calçadas e no recolhimento de entulhos, além da desobstrução de tubulações.

Em São Leopoldo, os efeitos pós chuvas trouxeram demandas excepcionais ao município, sendo que o Semae foi parceiro da prefeitura municipal, garantindo a manutenção das redes de água e esgoto, auxiliando nas obras de drenagem urbana e potencializando o andamento das obras de retorno à normalidade. Com o fim do ano, a preocupação com o uso racional da água retorna ao foco do Semae, tendo em vista a possibilidade de volta da estiagem e o alto consumo de água em função das altas temperaturas.

Texto: Gabriel Muniz – Estagiário de Jornalismo / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Foto: Digue Cardoso / Semae