RETROSPECTIVA SEMAE 2023 | Obras Evitam Novos Rompimentos De Adutoras E Melhoram O Abastecimento De água Em São Leopoldo

RETROSPECTIVA SEMAE 2023 | Obras evitam novos rompimentos de adutoras e melhoram o abastecimento de água em São Leopoldo

Durante o ano de 2023, o Serviço Municipal de Água e Esgotos realizou obras para melhorar o abastecimento de água em São Leopoldo. Confira as obras mais importantes e que mais impactaram a cidade:

Através do Programa de Substituição de Redes do Semae, a antiga rede de água do Centro de São Leopoldo foi completamente substituída, com o objetivo de evitar novos rompimentos e melhorar o fornecimento de água. Já na adutora da Avenida Imperatriz Leopoldina, que sofreu com rompimentos e desabastecimentos no primeiro semestre, o Semae instalou uma válvula que permite a manutenção de forma mais efetiva em caso de rompimento.

A Autarquia também construiu uma nova adutora a partir do Morro do Espelho. A obra melhorou em até quatro vezes o abastecimento e pressão da água nos bairros Fião e Cristo Rei, e ainda gerou um segundo ponto de abastecimento ao Hospital Centenário.

Na parte mais alta da Zona Norte de São Leopoldo, outra adutora foi construída. A instalação teve o objetivo de resolver o problema de abastecimento dos reservatórios que abastecem o Parque Campestre, Vila Baum, Jardim Luciana e Boa Vista. Já na região Nordeste da cidade, estudos foram feitos para que em 2024 uma nova adutora aumente em até 6 vezes o abstecimento e pressão da água nos bairros: Rio dos Sinos, Santos Dumont e Vila Brás.

O Semae relembra as importantes obras de 2023, mas já está de olho em 2024: O prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi e o Diretor-Geral do Semae Geison Freitas estiveram em Brasília em 4 oportunidades. Através de recursos do Ministério Das Cidades, o Semae poderá viabilizar uma nova estação de tratamento de esgotos no município. Nomeada como “ETE Pradinho”, a nova estação irá atender os bairros: Morro do Espelho, Fião, Vicentina, Padre Réus, Cristo Rei, Vila Tereza, Duque de Caxias, Cohab Duque, Vila Otacília e Batista.

Texto: Gabriel Muniz – Estagiário de Jornalismo / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Foto: Digue Cardoso / Semae