Reajuste Da Tarifa De água E Esgoto Do Semae Fica Abaixo Do IGPM

Reajuste da tarifa de água e esgoto do Semae fica abaixo do IGPM

A tarifa básica residencial de água do Semae terá um reajuste de R$ 7,25, já para a tarifa social, que beneficia cerca de dez mil famílias em São Leopoldo, o reajuste será de R$ 2,90. A tarifa de água e esgoto, tradicionalmente, segue o Índice Geral de Preços-Mercado (IGPM), que encerrou 2020 com alta acumulada de 23,14%, no resultado mais elevado de um ano nos últimos 12 anos, conforme apontamento da Fundação Getúlio Vargas. Tendo em vista a correção dos contratos com base neste indicador e a elevação dos custos dos insumos, assim como a sustentabilidade financeira do Semae, a Prefeitura Municipal e a autarquia encontraram uma alternativa de redução do impacto do reajuste, utilizando um estudo realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), com o percentual de 19,8% no reajuste de 2021, abaixo do indicado pelo IGPM.

A aplicação deste percentual se deve à essencialidade do serviço ofertado pelo Semae, possibilitando que sejam mantidos os padrões de qualidade. Além disso, o reajuste assegura a manutenção dos investimentos, possibilitando à autarquia levar água com boa qualidade e em quantidade suficiente para garantir o abastecimento de São Leopoldo.

Neste mesmo período, em razão do IGPM, com índice de 23,4%, haverá uma elevação das despesas, tais como energia elétrica, e custo com insumos para o tratamento da água e esgoto, em razão do reajuste dos contratos e do aumento de gastos com fornecedores estimados em mais de R$ 11 milhões.

De acordo com o vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, o reajuste garante o equilíbrio dos custos da operação, principalmente em razão dos novos investimentos realizados nos últimos anos.

“É notória a melhoria no abastecimento, assim como é expressiva a redução do desperdício d’água decorrente dos vazamentos em São Leopoldo. O Programa de Substituição de Redes, que ocorre no Centro do município, por exemplo, está perto de concluir 50% das obras. Nos locais onde as obras já estão finalizadas, a redução do desabastecimento é superior a 70%. O Programa será estendido às demais regiões da cidade”, projeta.

Além disso, conforme Moura, o Semae é patrimônio leopoldense e deve ser lembrado com orgulho pelos cidadãos. “Figuramos entre os melhores serviços de saneamento municipalizados do país, haja vista que somos reconhecidos pelo Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental”, destaca.

Cinco anos sem racionamento

O investimento na qualificação dos serviços e na melhoria da infraestrutura têm impacto no abastecimento da população. Há, pelo menos, cinco anos, não há a necessidade de racionamento de água. A nova realidade é reflexo do aumento da capacidade de captação de água do Rio dos Sinos, com instalação de novas motobombas, assim como a diminuição de vazamentos na rede.

Projetos e investimentos

Idealizado para ser edificado próximo à casa de bombas na Av. João Corrêa, o projeto da ETE Pradinho ampliará a capacidade da Bacia Vicentina e está prevista para ser executada em duas etapas, com a implantação de redes coletoras e instalação de Elevatórios de Bombeamento de Esgoto (EBEs). Atendendo aos bairros Morro do Espelho, Vicentina, Centro, Fião, Vila Otacília, Batista, Padre Reus, Cristo Rei, Vila Tereza, Duque de Caxias e Cohab Duque, a construção beneficiará 78 mil habitantes. A obra, orçada em cerca de R$ 80 milhões, está prevista para durar 35 meses a partir do seu início.

Assinado em abril de 2020, as obras de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Bairro São Miguel tem investimento de R$ 4,6 milhões, oriundos de recursos próprios da autarquia. O contrato prevê a construção de um reservatório de água elevado com capacidade de armazenamento de 1.000 m³ e espera para a ampliação de outro reservatório de 1.000 m³, que deverá ser construído na segunda fase.

O Programa de Substituição de Redes, no centro de São Leopoldo,tem o investimento de R$ 4 milhões em recursos próprios do Semae. A nova rede é implantada com método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas. O planejamento prevê que até 2024 todas as redes da área central sejam substituídas.

Aprovação em Conselho

Em reunião extraordinária, o Conselho Deliberativo do Semae aprovou por unanimidade a proposta da nova tarifa. Os conselheiros, entretanto, ponderaram que a direção da autarquia esclareça a população sobre os impactos da nova tarifa. Participaram do encontro representantes do Sindicato dos Engenheiros, Sindicato dos Técnicos do Rio Grande do Sul, Unisinos, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Servidores Municipais e Conselho de Desenvolvimento da Comunidade.

Com o reajuste

– A tarifa básica residencial passa de R$ 36,64 para R$ 43,89;
– A tarifa social, que beneficia cerca de 10 mil famílias, passa de R$ 14,66 para R$ 17,56;
– O metro cúbico da água, equivalente a mil litros, passa de R$ 1,22 para R$ 1,46 (até 10m³), de R$ 3,08 para R$ 3,69 (de 11 a 15m³), de R$ 6,84 para R$ 8,19 (de 16 a 30m³).