skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
PREVENÇÃO DE CHEIAS | Semae Realiza Limpeza No Arroio Gauchinho

PREVENÇÃO DE CHEIAS | Semae realiza limpeza no Arroio Gauchinho

O período de outono e inverno, são os mais chuvosos na Região Sul do Brasil. Embora a meteorologia, este ano, traga a previsão de um mês de junho com temperaturas baixas e com chuvas menos intensas, o Semae realiza o trabalho de limpeza de diques e arroios em São Leopoldo como prática de prevenção de cheias. O trabalho preventivo iniciou pelo Arroio Gauchinho, na região da Vila Brás, bairro Santos Dumont, nesta terça-feira (30), e deve se estender ao longo da próxima semana.

De acordo com o gerente de Manutenção de Esgotos, Josnei Barcelos, havia acúmulo de resíduos no local, além de uma quantidade excessiva de vegetação. “Iniciamos a limpeza do Arroio Gauchinho em decorrência do lixo acumulado, além da presença de aguapés e outras vegetações”, destaca.

Além da limpeza e desassoreamento do Arroio Gauchinho, o Semae iniciou um trabalho intensivo de desobstrução das redes de esgoto misto, visando o seu melhor desempenho. Duas equipes seguem um planejamento para jateamento e desobstrução dos pontos de vistoria e das principais redes que desembocam no arroio. Por fim, outras duas equipes fazem um trabalho manual que envolve a vistoria de todas as bocas de lobo da região, fazendo a limpeza e, se necessário, a manutenção das mesmas.

De acordo com a direção-geral da autarquia, o objetivo é evitar alagamentos futuros, pensando no bem-estar e segurança dos moradores da região. Com as chuvas constantes dos meses de inverno, as redes estão sendo preparadas para comportar os grandes volumes de água.

Texto: Chico Júnior MTb 19102 / Foto: Caroline Rick Conrerp 4ª 3023

Back To Top

Send this to a friend