skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
POR DENTRO DO SEMAE | Entenda O Que é O Wetland Presente Na ETE Feitoria

POR DENTRO DO SEMAE | Entenda o que é o Wetland presente na ETE Feitoria

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Feitoria possui um Wetland construído em suas dependências e existem planos de torná-lo campo de estudos. Os Wetlands, como explica a supervisora de Gestão Ambiental do Semae, Laís Moraes, são sistemas de tratamento alternativos com conceitos de soluções baseadas na natureza. Servem para realizar o processo de remoção de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes que já acontecem naturalmente em ambientes alagados. O Wetland da ETE Feitoria posssui uma área de cerca de 15 mil metros quadrados.

No final de 2022, o Semae recebeu uma visita técnica de um representante do grupo Wetlands Brasil, especializado nesse tipo de estrutura. O encontro ocorreu para tratar da possibilidade de tornar o Wetland na Feitoria em centro de referência no Sul do Brasil.

O Semae também está em tratativas de convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a realização de estudos completos sobre o funcionamento desse tipo de sistema que está presente em São Leopoldo.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102

Back To Top

Send this to a friend