PLANO DE MACRODRENAGEM | Vistoria No Arroio Gauchinho

PLANO DE MACRODRENAGEM | Vistoria no Arroio Gauchinho

Foto: Digue Cardoso

Semae e Semov realizaram, na tarde desta quarta-feira (9), uma vistoria na bacia de contenção do Arroio Gauchinho para definição dos últimos detalhes acerca da limpeza e desassoreamento do local. O vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, e o secretário de Obras, Geraldo Passos, acompanharam a vistoria em conjunto com os técnicos da autarquia e da secretaria. A Defesa Civil também esteve presente na visita.

O processo de retirada de lixo e de sedimento começa imediatamente, como uma ação preventiva à elevação do nível do Rio dos Sinos e consequentemente alagamentos na região Noroeste de São Leopoldo, especialmente a Vila Brás que é a parte mais baixa do entorno do arroio, na divisa do município com Novo Hamburgo.

Foto: Digue Cardoso

De acordo com o diretor-geral, Ary Moura, existe um excesso de sedimento no local, formando uma pequena ilha dentro da bacia. “A bacia de contenção na verdade é para ser um grande lago. Vamos trabalhar no desassoreamento e retirada de lixo, pois sabemos que em uma eventual cheia a água chega primeiro na Vila Brás”, alerta.

A casa de bombas localizada no local é administrada pela prefeitura de Novo Hamburgo, mas há um esforço conjunto do governo de São Leopoldo na adequação do nível da bacia, já que a elevação das condições pluviométricas na região causa impactos nos dois municípios.