skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
TURBOGERADOR | Semae é Referência Para Companhias De Saneamento Do País

TURBOGERADOR | Semae é referência para companhias de saneamento do País

 

O turbogerador instalado na rede de abastecimento de água da Cohab Feitoria no final do ano passado foi visitado nesta quarta-feira (31) por especialistas do saneamento de diversas cidades do Brasil. A atividade foi promovida pela Higra, empresa leopoldense que desenvolveu a tecnologia.
Representantes da Sabesp, SAAE Unaí, Helitecno
Oxiara, SAAE Sorocaba, Corsan e Nittoguen foram recepcionados pelo diretor de Manutenção Hidráulica e Eletroindustrial do Semae, Everson Gardel – que explicou os benefícios do equipamento.
Segundo Gardel, o pioneirismo na instalação do turbogerador anfíbio é dividido com a unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. “O diferencial do Semae é que aqui ele está instalado na própria rede de distribuição, junto a outros equipamentos. Além de contribuir com o abastecimento de água em São Leopoldo, o turbogerador representa uma economia real na conta de energia elétrica da autarquia”, afirmou.

Sobre o turbogerador

O equipamento também faz parte do acordo de cooperação estabelecido pelo município com a cidade portuguesa de Viana do Castelo, a partir do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia, América Latina e Caribe (IUC LAC).
O turbogerador, que também será instalado pela comunidade lusitana, garante o máximo aproveitamento hidroenergético. Ele controla a pressão das redes – evitando o rompimento das tubulações – ao mesmo tempo em que gera energia elétrica com o movimento de suas turbinas.

Fotos: Higra

Back To Top

Send this to a friend