Semae E Prefeitura Firmam Termo De Cooperação Técnica Com A RGE

Semae e Prefeitura firmam termo de cooperação técnica com a RGE

Na tarde dessa sexta-feira (18), o Semae, a Prefeitura de São Leopoldo e a RGE assinaram um termo de cooperação técnica para dois projetos da autarquia contemplados na seleção do Programa de Eficiência Energética (PEE) da concessionária.
A atividade foi realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito Ary Vanazzi e contou com a presença de representantes da RGE, secretários municipais, colaboradores da prefeitura e do Semae, comunidade e imprensa.
O investimento da RGE é de R$ 916.578,09. Já a contrapartida do Semae soma R$ 43.097,58. Os valores serão destinados a melhorias na Elevatória de Água Bruta (EAB) e na Estação de Recalque de Esgoto (ERE).
Na EAB, o projeto inclui a substituição de um conjunto motor-bomba por outro, fornecendo uma vazão de 1.240 litros/segundo. Outros três conjuntos serão aperfeiçoados, aumentando o rendimento. Um sistema de telemetria também será implementado no local.
Na ERE, dois conjuntos de motor-bomba serão serão substituídos por um único – com maior eficiência no bombeamento. Assim como na EAB, haverá implementação de telemetria.
Durante o evento de hoje, o presidente da RGE, José Carlos Tadiello, parabenizou a equipe do Semae pelo projeto. “É uma satisfação muito grande viabilizar ideias como estas, que trarão benefícios para a comunidade. Desejamos que esta seja a primeira de muitas parcerias com o município de São Leopoldo”, disse Tadiello.
Em sua fala, o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner, lembrou que os projetos estão alinhados à política de eficiência hidroenergética implantada na autarquia em 2017 com o programa Semae Sutentável. Schwertner também enfatizou que o termo de cooperação é muito significativo, considerando que entre os anos de 2013 e 2016 o Semae acumulou uma dívida de R$ 10 milhões de reais em energia elétrica. “Assumimos uma conta que não era nossa. Estamos pagando em dia o que nós estamos gastando e também o que o governo passado gastou durante a sua gestão. Portanto, saber que hoje estamos recebendo um investimento da RGE é uma conquista bastante grande. O Semae deixa de ser devedor e passa a ser alvo de investimento. Significa que estamos recuperando nossa credibilidade e isso nos deixa muito contentes”, declarou.
O prefeito Ary Vanazzi também destacou a importância da parceria. “Nosso objetivo é atrair cada vez mais empresas para nossa cidade. Por isso, estamos trabalhando firmemente na proposta da eficiência energética. Hoje estamos sendo reconhecidos e damos juntos um primeiro passo. Temos certeza que ele pode nos fazer evoluir rumo à inovação, com mais tecnologia, melhorando a vida da nossa comunidade”, concluiu Vanazzi.