Comitê Contra Aedes Aegypti Entrega Relatório De Vistorias Para Diretor-geral

Comitê contra Aedes Aegypti entrega relatório de vistorias para diretor-geral

Na última semana, a coordenadora do Comitê Interno de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, Joice Maciel, entregou ao diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Daniel Daudt Schaefer, um relatório com detalhes das vistorias realizadas nos 50 pontos da autarquia identificados na cidade.

O documento de 36 páginas lista todos os locais vistoriados, com fotos, relacionando se foram encontrados problemas como, por exemplo, lixo espalhado que pode gerar acúmulo de água e posterior proliferação do mosquito, e sugerindo soluções para os mesmos. “Cada membro ficou responsável por visitar uma quantidade de pontos e constatar possíveis focos do Aedes Aegypti. Com isso, ações imediatas foram tomadas, como desvirar baldes ou recipientes que poderiam acumular água da chuva”, explicou Joice.

O diretor-geral analisou o relatório e, de imediato, solicitou que o mesmo fosse enviado a todos os diretores de áreas do Semae para que os mesmos tomassem as providências cabíveis, se necessárias, em cada setor. “Vamos continuar monitorando os pontos. O Aedes Aegypti se prolifera mais no verão, mas não podemos esquecer dele também no inverno”, destacou Daniel.

Após a entrega do relatório, o Comitê realizou mais uma capacitação para os funcionários do Semae, com o objetivo de orientar sobre os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito.

Saiba Mais

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Este último, já foi relacionado com o aumento das ocorrências de microcefalia em bebês.

A preocupação com a infestação do mosquito na cidade estimulou a criação do Comitê Municipal de Enfretamento ao Aedes Aegypti. Em consequência, e por determinação do diretor-geral, Daniel Daudt Schaefer, foi instituído o Comitê Interno do Semae, em 15 de fevereiro.

Desde então, o grupo formado por 15 pessoas, todos funcionários da autarquia, vêm vistoriando os pontos do Semae por todo o município, além de fazer capacitações com os demais colaboradores e servidores terceirizados.