skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Conserta Problema Que Prejudicava Abastecimento De Reservatório

Semae conserta problema que prejudicava abastecimento de reservatório

As equipes do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) vêm trabalhando para tentar amenizar os problemas de falta de água justamente em épocas de forte calor, como o dos últimos dias. Pensando nisso é que há um controle permanente do nível dos reservatórios que abastecem a cidade.

Nas últimas semanas, através do monitoramento da Central de Controle Operacional (CCO), foi verificado queda no nível dos reservatórios do Sistema Jardim das Acácias (R3) – reservatório que abastece a Zona Leste da cidade. Pela ronda diária feita nos 46 Pontos de Controle da Qualidade (PCQ), instalados na rede de distribuição de água em toda a cidade, foi possível notar uma queda significativa da pressão no PCQ 19, localizado na Rua Tapes, bairro Pinheiros.

Na manhã desta terça-feira (12), o chefe da divisão de pesquisa de vazamento, Breno Nogueira, encontrou o motivo: um vazamento de água para a rede de esgoto na rua Leopoldo Zimermann, no mesmo bairro. Para tanto, ele utilizou uma haste eletrônica e geofônica, equipamento eletrônico usado exclusivamente para procurar vazamentos. “Localizei o ruído no local, acionamos a retroescavadeira e começamos a abrir (a calçada) para encontrar o vazamento”, contou.

Para o conserto, o bairro teve de ficar sem água por cerca de duas horas. Ainda pela manhã, as equipes de manutenção resolveram o problema e o abastecimento foi normalizado.

Foram afetados parcialmente os seguintes bairros:

Jardim das Acácias, São Cristóvão, Santo André, Vila Born, Campestre, parte do Rio Branco e do Pinheiros. Vila Pedro Arnaldo, Vilas Seller e Apolo, Jardins Cora e Uirapuru e os reservatórios da Cohab Feitoria. Partes altas e baixas do Campestre Orpheu e a parte alta da Vila Nova.

 

 

Engenheiro recomenda uso consciente da água

Vazamentos como o que aconteceu na região abastecida pelo R3 não são incomuns neste período do ano e podem acontecer por vários fatores, como rompimento da tubulação em virtude do aumento de pressão e até pela trepidação do pavimento em função do tráfego de veículos pesados, explica o engenheiro do Semae, Roberto Manssur.

Depois do conserto de ontem, a pressão da água na rede já apresentava melhora, chegando a níveis normais. “Estamos atentos a recuperação do nível do reservatório bem como algum fato novo que possa interferir no abastecimento”, sublinhou.

O alto consumo em dias de calor intenso, como os da última semana, também elevam a possibilidade de queda na pressão nas redes de distribuição, dificultando o abastecimento de regiões localizadas em pontos elevados (morros), uma vez que os reservatórios não chegam a encher totalmente a sua capacidade. “Sempre lembrando que nesta época do ano é importante que a população tenha um consumo consciente”, destacou o engenheiro.

Back To Top

Send this to a friend