SEMAE MARCA PRESENÇA NO 50º CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO DA ASSEMAE

Com quatro trabalhos inscritos no evento, o Semae esteve presente no Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, entre os dias 9 a 13 de maio de 2022, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. O congresso possibilitou o diálogo de pautas importantes para a sociedade e a apresentação das atividades realizadas nas unidades da autarquia, colocando em evidência a qualidade técnica dos servidores e o comprometimento do governo leopoldense com o saneamento público de qualidade.
O evento foi aberto para a participação de diversos autores que compõem a cadeia do saneamento, incluindo gestores públicos, técnicos, prefeitos, parlamentares, pesquisadores, estudantes, ambientalistas, secretários municipais e representantes do Governo Federal, além de entidades parceiras e inscritos no congresso. As apresentações dos trabalhos técnicos foram uma oportunidade para promover a troca de conhecimento entre os municípios e incentivar a prática de novos processos e tecnologias na gestão dos serviços públicos de saneamento básico de cada cidade.

Para os palestrantes e participantes, esse foi um momento histórico de reencontro presencial, que contou com apresentações de trabalhos técnicos pelos servidores do Semae Aline Barreto, gerente de Esgotamento Sanitário, a técnica química Caroline Carabajal, a diretora de Operação, Viviane Feijó, e o assistente social Luís Felipe Balhego.
Aline Barreto comentou que a participação dos servidores do Semae em eventos como esse é uma forma de expandir horizontes para novos processos e novas tecnologias da área. “Além disso, a troca de experiências com outras companhias de saneamento só traz benefícios à autarquia. Eu, como apresentadora de trabalho técnico, tive o privilégio de debater com pesquisadores experientes e agregar novos conhecimentos à área de pesquisa”, revela.

Na terça-feira (10), o prefeito Ary Vanazzi participou do debate sobre o Marco Regulatório do Saneamento Básico, contextualizando a luta contra a privatização e defendendo as obras estruturantes de modernização do sistema realizadas pelo Semae ao longo dos últimos anos. O prefeito sentiu-se prestigiado por ter participado do painel no Congresso Nacional da Assemae, debatendo um tema tão importante como o Marco Regulatório do Saneamento. “Esta discussão deve ser levada de forma muito séria pelos municípios, que estão sendo pressionados a aderir à lei que pode prejudicar as gestões. Nós levamos nossas posições e ficamos impressionados com a disposição das autarquias e entidades envolvidas em defesa da água e saneamento públicos”, destacou.

O vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, demonstrou orgulho pela representação da autarquia no congresso. Para ele, é importante a participação da autarquia em um espaço de debate de relevância nacional. “Deixamos a nossa marca durante o evento. Fomos fonte de informação e inspiração. Muitas pessoas vieram procurar saber como funciona o nosso serviço. O que mostra que estamos no caminho certo quando o assunto é buscar um serviço de qualidade para nossa população e a preservação do nosso meio ambiente”, conclui.

[Texto: Sara Nedel Paz | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Ascom/Semae | Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 ]