Nota De Pesar Pelo Falecimento, Aos 90 Anos, Do Ex-prefeito De São Leopoldo E Fundador Do Semae, Olímpio Albrecht

Nota de pesar pelo falecimento, aos 90 anos, do ex-prefeito de São Leopoldo e fundador do Semae, Olímpio Albrecht

Com pesar, o Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae) comunica o falecimento do seu idealizador e fundador, o ex-prefeito de São Leopoldo, Olímpio Albrecht. Dr. Olímpio, como era chamado, nasceu em 1931, em São Leopoldo, era médico formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre e foi o responsável pelo nascimento de muitas crianças no Hospital Centenário, local onde trabalhou durante décadas e foi um dos primeiros bebês a nascer na instituição, logo após a sua inauguração.

Na vida pública, uma extensa carreira que iniciou com o mandato de vereador em São Leopoldo, por duas oportunidades. Prefeito por três mandatos, foi iniciativa de Olímpio Albrecht a criação do Semae, em 1971, já no seu primeiro mandato como prefeito municipal, somada a construção de diversas escolas e loteamentos populares.

Olímpio ainda foi eleito deputado estadual, em 1982.Também foi secretário de Saúde de Porto Alegre, participou do Conselho Administrativo do Banrisul e foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social.

Além do Semae, Olímpio ainda é lembrado como o prefeito que construiu o Ginásio Municipal Celso Morbach, além de outras benfeitorias como pavimentação de ruas e ampliação das redes de água e esgoto. Em seu segundo mandato como prefeito, foi inaugurada, em 1981, a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2).

A direção e o quadro de servidores do Semae expressam solidariedade aos familiares, lamentam a perda e desejam força neste momento sensível e triste. Ary Moura, ex-diretor da autarquia e vice-prefeito, falecido em junho deste ano, iniciou na vida pública por influência de Olímpio Albrecht.