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Por Que A água Fica Escura Após Um Conserto?

Por que a água fica escura após um conserto?

A água fornecida pelo Semae atende todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A qualidade da água é monitorada 24 horas por dia e avaliada semanalmente em 56 Pontos de Controle de Qualidade (PCQ’s), distribuídos pelo município. Dessa forma, a autarquia garante que a água distribuída aos leopoldenses esteja sempre limpa e própria para consumo.

No entanto, é comum em qualquer cidade que hajam consertos na rede. Após alguns serviços de manutenção em que é necessário interromper o fornecimento de água, ela volta com aparência escura. Isso ocorre porque o desligamento faz com que a tubulação fique seca devido à não circulação da água e, consequentemente, quando o bombeamento é reiniciado, o corpo de fundo nos canos se solta e percorre pela rede, chegando às torneiras. Não significa que a água está poluída ou tratada de forma inadequada, pois é sempre necessário realizar serviços de manutenção para que a qualidade seja mantida.

As paradas no sistema de abastecimento podem acontecer por diversos motivos. Em casos de vazamento, a autarquia tenta fazer o conserto sem causar desabastecimento, mas se a tubulação for muito grande, é preciso interromper para que não haja desperdício. Trocas de bombas, de válvulas ou de canos também podem causar interrupção, além da instalação de novos equipamentos (como hidrômetros, por exemplo), e falta de energia elétrica durante as manutenções.

Expurgo

O procedimento de expurgo doméstico consiste na abertura da válvula presente nas residências, permitindo que a água saia e a sujeira seja eliminada. Além disso, São Leopoldo possui 26 pontos com válvulas de expurgo utilizadas especialmente para que, após qualquer operação realizada pela autarquia, a água volte limpa para as torneiras dos usuários.

Quando a água estiver escura, basta deixar correr a torneira por alguns segundos até voltar a transparência. Se o problema persistir, o usuário pode solicitar o serviço de expurgo entrando em contato com o Semae pelo telefone 0800 510 2910, pelo whatsapp 3579-6000 ou pelo e-mail ouvidoria@semae.rs.gov.br.

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