Instalação De Válvula Na Avenida Imperatriz Leopoldina Garante Abastecimento Para Toda A Cidade Em Um Eventual Rompimento De Adutora

Instalação de válvula na Avenida Imperatriz Leopoldina garante abastecimento para toda a cidade em um eventual rompimento de adutora

Foto: Digue Cardoso

Na próxima segunda-feira, 7, o Semae irá instalar uma válvula de conexão na adutora de fibra de vidro da Av. Imperatriz Leopoldina, que abastece a Zona Sul de São Leopoldo. A obra será executada na pista sentido centro-bairro, próximo à esquina com a rua Pedro Américo, e terá início com escavações na madrugada do dia 06/08, interrompendo o trânsito a partir das 23 horas. A manobra conta com recursos próprios da autarquia, no valor de R$ 251.598,70. Anteriormente, a obra marcada para julho, foi adiada devido às fortes chuvas.

O objetivo da obra é possibilitar a manutenção de forma mais efetiva da rede de fibra de vidro em caso de rompimento, sem precisar desabastecer a ETA-01, o que gerava problemas de falta d’água em diversos bairros do município. Na Av. Imperatriz, a adutora que abastece a Zona Sul é mais antiga e frágil, sendo a estrutura que mais rompe e por isso será trocada futuramente. No lado oposto da via, há uma segunda adutora, que abastece a Zona Norte do município. Assim, em possíveis rompimentos na adutora da Zona Sul, o registro que irá ser instalado para conectar as duas adutoras será aberto, abastecendo as duas regiões. Por conta disso, poderá haver baixa pressão da água nas residências, mas evitará os problemas de desabastecimento em diversos pontos da cidade.

Os bairros que serão afetados com desabastecimento de água para a realização da melhoria serão: Centro, São José, São Miguel, Vicentina, Batista, Otacília, Fião, Cristo Rei, Padre Réus, Duque de Caxias, Cohab Duque, Monte Carlo, Santa Tereza, Morro do Espelho, Jardim América, Vila Esperança, Fazenda São Borja, Rio Branco, Pinheiros e parte da Vila Nova. O desabastecimento deve durar até 24h, da meia-noite do dia 6 (domingo), até a meia-noite do dia 7 (segunda-feira).

Cronograma previsto das obras
– 06/08 (domingo)
23h: Fechamento da via, sentido centro-bairro, da Av. Imperatriz Leopoldina para início das obras

– 07/08 (segunda-feira)
7h: Início da instalação da válvula na adutora
19h: Previsão para conclusão das intervenções na tubulação

Em caso de chuvas e condições climáticas adversas o serviço poderá ser cancelado e adiado para nova data.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102