skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Primeira Visita Escolar Em Uma Estação De Tratamento De Esgoto Do Semae Em 2023

EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Primeira visita escolar em uma Estação de Tratamento de Esgoto do Semae em 2023

Realizando a primeira visita em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Semae em 2023, estudantes de duas escolas visitaram a ETE Vicentina, na sexta-feira (26). Na ocasião, alunos da EMEF General Mario Fonseca e um grupo de alunos do Colégio Luterano Concórdia – que está realizando um trabalho sobre seneamento básico – conheceram as estruturas da Estação que trata a maior quantidade de esgoto em São Leopoldo, tratando os resíduos de mais de 50 mil pessoas.

Segundo Fernanda Bicoski, da equipe técnica de Educação Ambiental da autarquia, “os alunos puderam entender todo o processo de tratamento da ETE Vicentina, começando pela chegada do esgoto bruto até a fase em que ele já está tratado. Lembrando que o esgoto nessa ETE passa, majoritariamente, por tratamento com processos biológicos”. Além disso, os alunos acompanharam uma análise hidrobiológica no microscópio do laboratório da Estação, em que conheceram alguns microorganismos que fazem parte e auxiliam no tratamento.

Os estudantes também visitaram a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-2). Escolas públicas e privadas podem solicitar atividades de Educação Ambiental, tanto nas instituições de ensino, quanto nas estruturas do Semae. O agendamento deve ser realizado pelo e-mail educacao.ambiental@semae.rs.gov.br.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend