skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
POR DENTRO DO SEMAE | Conheça O Laboratório Da ETE Vicentina

POR DENTRO DO SEMAE | Conheça o Laboratório da ETE Vicentina

Desde março de 2020, a ETE Vicentina conta com um novo laboratório de análise de efluentes. A estrutura recebeu um investimento de R$ 260 mil, onde são monitorados os processo de tratamento das cinco Estações de Tratamento de Esgoto de São Leopoldo, incluindo análises dos efluentes brutos, que ingressam nas ETEs, e dos efluentes tratados, que deixam as ETEs e são lançados nos corpos receptores.

O laboratório foi equipado com capela de exaustão, câmara termostática incubadora, medidores de pH, condutividade, temperatura e salinidade, sistemas OxiTop para ensaios de DBO, colorímetro, turbidímetro, chapa de aquecimento, destilador de nitrogênio, balança analítica, analisador de umidade, forno mufla e todas as vidrarias, acessórios e estrutura para execução de ensaios e parâmetros.

Os resultados obtidos servem de subsídio para decisões tomadas em relação ao descarte de lodo, limpezas de reatores, diminuição ou aumento de vazão e planejamento de adequações para maior eficiência dos sistemas. Atualmente, o laboratório opera de segunda a sábado. A equipe conta com técnicos químicos e estagiários que são responsáveis pela execução das análises.

De acordo com a gerente de Operação de Sistemas de Esgotamento Sanitário, Aline Silveira Barreto, agora, a autarquia tem um monitoramento da eficiência de tratamento das suas cinco ETEs. “Ainda monitoramos o quanto as estações de tratamento de esgoto contribuem para poluição e despoluição dos corpos receptores”, destaca.

Com os laboratórios das ETEs Vicentina e Feitoria, o Semae tem um acompanhamento diário das condições de tratabilidade dos sistemas. Antes dos laboratórios, esse serviço era realizado apenas uma vez por mês em um laboratório terceirizado.

Back To Top

Send this to a friend