DRENAGEM URBANA | Inspeção Nas Redes De Drenagem Com Auxílio De Tecnologia Avançada

DRENAGEM URBANA | Inspeção nas redes de drenagem com auxílio de tecnologia avançada

O Semae está utilizando um equipamento de tecnologia avançada para realizar vídeo inspeção nas redes de drenagem urbana. Ao longo desta quinta-feira (26), dois robôs estão inspecionando as redes das Avenidas John Kennedy e Mauá, assim como as galerias que se conectam às Casas de Bombas da Rodoviária e Ginásio Municipal.

Uma espécie de drone subterrâneo, o equipamento é chamado de rover. “Ele passa por dentro da tubulação e vai gravando vídeos que chegam a uma tela em tempo real. Há um centro de comando que visualiza tudo, tirando a necessidade de entrar na tubulação. Com isso, nós podemos verificar qualquer interferência no diâmetro, se há necessidade de reparo”, explica o assessor técnico de Engenharia, Ronan de Jesus.

Ainda como diferencial, o rover é capaz de inspecionar estruturas inalcançáveis pelo homem, como redes menores. O equipamento motorizado também evita a exposição humana em locais onde há um maior risco de saúde, como redes de esgoto. A iniciativa integra o plano de ação de melhoria na drenagem urbana, em parceria com a prefeitura municipal. Após a inspeção, qualquer necessidade de intervenção na rede de drenagem para a sua melhoria, será facilmente identificada e localizada.

De acordo com o diretor-geral, Geison Freitas, a evolução e ampliação tecnológica estão diretamente ligadas aos objetivos estratégicos da autarquia. “Quando investimos em tecnologia, nós estamos olhando para a redução de custos, melhoria de processos e pensando na nossa sustentabilidade. Em um futuro breve, a autarquia terá o seu próprio rover, assim como já possuímos drone, para identificação imediata de eventuais problemas em nossas redes”, projeta.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae