skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Horta E Composteira São Responsáveis Pelo Aproveitamento Integral Dos Resíduos Orgânicos Da Sede Do Semae

EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Horta e composteira são responsáveis pelo aproveitamento integral dos resíduos orgânicos da sede do Semae

Nesta quinta-feira (26), a composteira da sede administrativa do Semae completou três meses de uso. A estrutura feita com materiais simples, como pallets, foi projetada para receber os resíduos da cozinha como borra de café, restos de alimentos, cascas de frutas e erva de chimarrão. Após treinamento interno durante a Semana da Sustentabilidade realizada em outubro de 2022 e organizada pela Apoena Sociambiental no município de São Leopoldo, os resíduos orgânicos gerados na sede da autarquia são decompostos integralmente pela composteira.

Paralelo à composteira, o Semae tem uma horta administrada pelo servidor Raimundo de Paula, onde o composto orgânico gerado é utilizado. A horta produz diversos alimentos orgânicos que são gentilmente oferecidos aos funcionários. Entre os servidores mais engajados, Sheila Morbach, da área de Compras, coloca todos os dias a erva utilizada no seu chimarrão na composteira. Para a boa organização e gestão correta desses resíduos, a equipe de higienização, composta por Baby, Maria, Juliana, Vivi e Nati, são parte fundamental do processo e dos resultados obtidos.

De acordo com Daniel Santos, responsável pela Educação Ambiental, “mais do que resolver o problema dos resíduos a iniciativa demonstra que é possível fazer compostagem e a gestão adequada dos resíduos sólidos”, afirma.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend