skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
COMUNICADO SOBRE FALTA DE ÁGUA EM ALGUNS BAIRROS

COMUNICADO SOBRE FALTA DE ÁGUA EM ALGUNS BAIRROS

O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) vem recebendo diversas demandas referentes à falta de água em alguns pontos da cidade, principalmente nos bairros Campestre Vila Nova e Monte Blanco.

Especificamente para o local, três fatores comprometeram o abastecimento: o rompimento de uma tubulação na região do bairro Vila Nova, no sábado (27); um problema mecânico em uma das bombas da Estação de Tratamento de Água São José (ETA 1), no domingo (28); e o rompimento de uma rede de água na avenida Unisinos, na manhã desta segunda-feira (29). Todos estes pontos são da área de abrangência do Complexo de Reservatório Santa Tereza (R1), e todos já foram solucionados.

A falta de água no local, e em outros pontos da cidade, também se dá pelo alto consumo percebido nos últimos dias em decorrência do calor excessivo. Os reservatórios – em especial o R1 – estão operando com baixa capacidade e não estão conseguindo se recuperar durante a madrugada, momento em que o consumo, em tese, é menor. Junte-se a isso, o fato de que os bairros mais afetados estão localizados em uma parte bastante alta da cidade, dificultando uma boa pressão de água, e a continuidade dos dias com altas temperaturas.

Alertamos ainda que há a necessidade de conscientização da população quanto ao desperdício de água, principalmente em estações como o verão, onde o consumo cresce muito.

Todas estas condições estão contribuindo diretamente para que o abastecimento fique comprometido.

Para restabelecer a qualidade do abastecimento de água da região, o Semae está fazendo melhorias no sistema R1 e em outros pontos. A previsão é de que até a noite desta quarta-feira (2/3) os bairros mais prejudicados estejam com o abastecimento de água normalizado.

 

SOBRE A POSSIBILIDADE DE ABATIMENTO NA FATURA:

Com a nova forma de cobrança feita pelo Semae, que contabiliza e cobra pelo consumo da economia, o usuário não paga a mais do que ele está usando durante o mês.

A tarifa de água destacada na fatura, não é referente ao consumo e, sim, à manutenção da rede. Ou seja, além da tarifa normal paga para a manutenção do serviço, pelo novo método de cobrança, o usuário só está pagando o que consome efetivamente durante o mês.

Back To Top
Atendimento 0800 - Ouvidoria

Send this to a friend