PREVENÇÃO CONTRA ALAGAMENTOS | Semae Atua No Desassoreamento De Valas E Canais No Município

PREVENÇÃO CONTRA ALAGAMENTOS | Semae atua no desassoreamento de valas e canais no município

Com a cheia do último final de semana, o Semae não se limitou apenas a auxiliar na redução de danos às áreas alagadas do município, especialmente no bairro Feitoria. A equipe de manutenção de esgotos iniciou o processo de desassoreamento das valas e canais do município. Já nesta quarta-feira (8), o Semae iniciou o trabalho de retirada dos sedimentos do Arroio Dalleaço, que estava bastante assoreado e com acúmulo de vegetação e de resíduos próximo à Casa de Bombas do local. Com o aumento do nível do Rio dos Sinos, houve um acúmulo de lixo nas imediações das Casas de Bombas.

Concluído o trabalho no Arroio Dalleaço, o Semae fará o mesmo trabalho no Arroio Gauchinho, na Rua 14 Bis, localizada na Vila Brás. De acordo com o gerente de Manutenção de Esgotos, Josnei Barcelos, há o trabalho preventivo de macrodrenagem – desobstrução de arroios, valas e canais, observando as chuvas de verão que podem eventualmente acontecer, e ainda o trabalho preventivo de microdrenagem – processo de desobstrução das redes finas de esgoto de São Leopoldo. Os arroios Dalleaço e Gauchinho são os que, emergencialmente, necessitam de limpeza no momento.

O diretor-geral, Geison Freitas, alerta para a importância desse trabalho preventivo. “Com a desobstrução, nós vamos estar mais preparados para os grandes volumes das chuvas de verão, como o que aconteceu no último final de semana, quando tivemos um volume de 80 mm de água em apenas uma hora. É importante lembrar que o lixo acumulado próximo aos arroios, valas e canais, contribuem significativamente para os alagamentos”, observa.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae