GUARDIÕES DA ÁGUA | Projeto Atua Na Revitalização De Passarela

GUARDIÕES DA ÁGUA | Projeto atua na revitalização de passarela

O Projeto Guardiões da Água trouxe mais cor e conscientização ao caminho utilizado com frequência por moradores dos bairros Duque de Caxias e Santa Teresa. Uma passarela localizada entre os dois bairros, sobre os trilhos da Trensurb, foi objeto de trabalho da oficina de Fotografia, atualmente ministrada na EMEF Paul Harris pela guardiã Mariana de Jesus. Alunos da Paul Harris, Semae, Guardiões da Água e comunidade local participaram da revitalização da passarela, com limpeza e pintura do local.

Nas artes criadas, principalmente pelos alunos da oficina, mensagens de conscientização ambiental e muitas cores trouxeram um novo ambiente ao local, que tem como paisagem o arroio João Corrêa, que corre paralelo aos trilhos do trem. O espaço é utilizado por pessoas em vulnerabilidade social como ponto de consumo de drogas e, como consequência, há o descarte excessivo de resíduos de todas as naturezas e o sentimento de insegurança pelos moradores que usam a passarela como meio de locomoção.

A iniciativa, que também conta com o apoio do gabinete do vereador Fabiano Haubert e da Trensurb, tem como objetivo iniciar a revitalização da plataforma, devolvendo a passarela à comunidade e tornando-a corresponsável pela manutenção do ambiente. Nos próximos dias, a Semurb fará a remoção do lixo acumulado no entorno do arroio. “As ações comunitárias integradas trazem inúmeros benefícios à população. Que esse pequeno esforço, seja o início de uma mudança de ambiente e que possamos unir esforços para a melhoria de tantos outros espaços da nossa cidade que estão na mesma condição”, destaca o diretor-geral do Semae, Geison Freitas.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Mariana de Jesus | Ascom Semae