BRASÍLIA | Com Seis Projetos Inscritos No PAC Do Governo Federal, Semae Busca Apoio De Ministros E Deputados Para Melhorias Em São Leopoldo

BRASÍLIA | Com seis projetos inscritos no PAC do Governo Federal, Semae busca apoio de ministros e deputados para melhorias em São Leopoldo

Está ocorrendo em Brasília, entre os dias 7 e 9 de novembro, o IV Encontro Nacional de Municípios. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Municípios (ABM), presidida pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que realizou a abertura do Encontro nesta terça-feira (7). O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, e o assessor técnico de Engenharia da autarquia, Ronan de Jesus, estão presentes para colocar em pauta as demandas relacionadas a água e esgoto do município.

Além de assistirem as palestras do evento, os representantes do Semae estão em contato com ministros e deputados, que também participam do Encontro, em busca de melhorias para os serviços da autarquia. Como exemplo disso, o diretor-geral Geison Freitas, conversou, nesta quarta-feira (8), com a deputada federal Célia Xakriaba – primeira indígena eleita para o cargo em Minas Gerais -, sobre as necessidades da aldeia indígena Kaingang Por fi Ga. O diretor apresentou os projetos do Semae para a implementação de esgotamento sanitário sustentável na aldeia e recebeu retorno positivo da parlamentar. “A deputada prontamente se colocou a disposição para marcarmos uma agenda oficial em seu gabinete, e, junto ao Governo Lula, buscar a liberação de recursos. Além disso, ela pretende visitar São Leopoldo para conhecer a aldeia Por Fi Ga”, coloca Geison.

O Semae também inscreveu seis projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, que visa investir em obras públicas com foco em áreas como saneamento básico, mobilidade urbana, educação e saúde. Das propostas encaminhadas pela autarquia, três têm foco na melhoria dos serviços de água, e as outras três no desenvolvimento do sistema de esgotamento sanitário do município. A comitiva do Semae, ainda hoje (8), participará de mais duas agendas oficiais, uma na Câmara dos Deputados, e outra, com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Também estão presentes no evento nacional o prefeito Ary Vanazzi, e os titulares da Secretaria Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor; da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semman), Anderson Etter; da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Fábio Bernardo; da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima; e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae