ADUTORA FIÃO | Melhorias Irão Ampliar Em Até Quatro Vezes A Distribuição De água Nos Bairros Fião E Cristo Rei

ADUTORA FIÃO | Melhorias irão ampliar em até quatro vezes a distribuição de água nos bairros Fião e Cristo Rei

Foto: Giovana Corim

Com investimento de R$ 1 milhão de recursos próprios do Semae, uma nova adutora está sendo construída no bairro Morro do Espelho, com o objetivo de melhorar em até quatro vezes o abastecimento e a pressão da água dos bairros Fião e parte baixa do Cristo Rei. Nesta segunda-feira (15), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi e o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, vistoriaram as obras que já estão ocorrendo no reservatório do Morro do Espelho.

Além das melhorias aos bairros, a nova adutora irá dar um segundo ponto de abastecimento ao Hospital Centenário, evitando o desabastecimento da casa de saúde. O prefeito Ary Vanazzi ressaltou a importância das manobras feitas pela autarquia: “o Semae precisa fazer investimentos permanentes, pois a cidade está crescendo, tanto do ponto de vista industrial, quanto do habitacional, e precisamos estar sempre preparados”.

O prefeito ainda relembra o Programa de Substituição de Redes, que já substituiu todas as redes antigas do Centro, tendo mais de R$ 20 milhões de investimento, e está realizando o mesmo com redes do Fião e Cristo Rei, que, totalizando as obras da nova adutora com as manobras do Programa, já teve R$ 10 milhões investidos. “É um processo de investimento permanente. Isso mostra que a empresa pública, o Semae, faz gestão com eficiência e dá retorno, pois boa parte dos recursos vêm da própria autarquia. Aquilo que recebemos da população, replicamos em melhorias”, aponta Vanazzi.

Foto: Chico Júnior

O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, reforçou a relevância do planejamento e das obras que estão sendo realizadas pela autarquia. “Quando viermos com obras do Programa de Substituição de Redes para o Morro do Espelho ou Padre Reus, essa adutora vai ficar às esperas de conexão. É uma obra muito importante de planejamento estratégico do Semae, executada pelo método não destrutivo (MND). Fazemos pequenos buracos, a máquina entra de forma subterrânea e assim não prejudicamos a rua. Mais uma vez é o governo Vanazzi investindo na cidade, botando o dinheiro do contribuinte para o próprio contribuinte”, constata o diretor.

Saiba mais sobre o “Programa de Substituição de Redes”

O Programa tem como objetivo substituir as redes mais antigas de São Leopoldo para diminuir a necessidade de manutenção e conter vazamentos e rompimentos, já que as redes antigas possuem maior probabilidade de romper. Além disso, haverá melhora no abastecimento geral no município.

As novas tubulações são feitas de polietileno de alta densidade (PEAD), um material mais resistente com vida útil de, pelo menos, 50 anos. A tubulação de PEAD não enferruja, não apodrece e não permite formação de crostas em seu interior. Possui baixo nível de necessidade de reparos, que quando forem necessários, são feitos com soldas que mantêm a peça única e evitam vazamentos.

Foto: Chico Júnior

Com a substituição, o Semae passa a ter setores de manobra. Assim, cada quadra conta com um registro próprio, garantindo maior precisão na detecção de problemas e menor impacto na rede de distribuição. Por ser um material flexível, a tubulação PEAD pode ser implantada por meio de método não destrutivo (MND), sem abertura de valas. A máquina perfura somente o espaço que será ocupado pela rede entre dois pontos (entrada e saída).

As obras são feitas com recursos próprios do Semae. No Centro, onde a substituição de redes já ocorreu, foram mais de R$ 20 milhões investidos. As obras seguem nos bairros Fião e Cristo Rei, já com R$ 10 milhões de investimento.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Ascom Semae