Semae Anuncia Final Da Terceira Etapa Do Programa De Substituição De Redes

Semae anuncia final da terceira etapa do Programa de Substituição de Redes

A tarde desta terça-feira (5), foi marcada pelos últimos passos da preparação para ligar as novas redes do Centro. Através da instalação da adutora de 250mm na rua Presidente Roosevelt, a última das três grandes adutoras que compõem o Programa de Substituição de Redes, em sua primeira etapa, na região central do município. A finalização desse projeto vai resultar na alimentação das últimas 25 quadras do bairro, totalizando 127 quadras com a nova rede. Após a conclusão da obra, o bairro Fião será o próximo beneficiado com o Programa.

Números do Programa:

Total de redes substituídas: 55.961,13 metros
No centro: 50.038,35 metros
Fora do Centro: 5.922,78 metros

Ramais substituídos = 1887 unidades
Hidrantes instalados = 12 unidades
Válvulas de bloqueio = 139 unidades

Investimento aproximado = R$ 22 milhões com recursos próprios

Além do Centro, já receberam melhorias em menor escala os seguintes bairros: Santos Dumont, Rio Branco, São José, Paulo Couto, São João Batista, Cohab Feitoria, Vicentina, Boa Vista, Duque de Caxias e Vila Esperança.

O vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, e o ex-diretor e atual secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, acompanharam a obra de troca das tubulações, que trazem diversas melhorias para a cidade que está a caminho dos 200 anos, bem como para os leopoldenses.

Ary Moura, lembrou que a substituição das redes do Centro trazem diversos benefícios à região. “Nós tínhamos aqui no Centro as tubulações mais antigas do município, algumas com cerca de 80 anos, inclusive de cerâmica. Com esse novo material que é o mais moderno no mundo, o polietileno de alta densidade, nós estamos tendo um ganho de aumento da pressão e estamos diminuindo consideravelmente as perdas de água tratada e os eventos de desabastecimento na região. É realmente algo fantástico o resultado desse trabalho, realizado com recursos próprios da autarquia e em benefício da população”, declarou.

Anderson Etter, ainda complementou que “essa é uma obra executada com recursos próprios, ou seja, é o retorno dos valores arrecadados nas contas pagas pelos contribuintes como forma de investimento na melhoria do sistema de abastecimento. Isso só acontece pelo fato do SEMAE ser público e ter o compromisso com a eficiência”, destaca.

Saiba mais sobre o Programa de Substituição de Redes do Semae

A substituição de redes do Centro foi executada pelo método não destrutivo (MND), técnica que possibilita a passagem das tubulações de abastecimento de água sem a necessidade de abertura de valas, o que torna a execução mais econômica, pois há a redução de valores de repavimentação das ruas, que representa um alto custo pelo método convencional. Outra característica do processo, é o menor nível de incomodidade, uma vez que o serviço é executado de esquina a esquina, reduzindo significativamente as interferências no meio das quadras, colaborando com o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

As tubulações em PEAD (polietileno de alta densidade), material de tecnologia atual, possuem alta durabilidade e resistência mecânica, o que possibilita a redução de rompimentos e de vazamentos de rede, reduzindo os custos de distribuição de redes e aumentando a eficiência do sistema.

[Texto: Sara Nedel Paz | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom/Semae]